Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Hungria sacrifica 450 mil aves de granja por gripe aviária

<p>País só havia registrado doença em aves selvagens.</p>

Redação AI (16/06/06)- A Hungria sacrificará 450 mil aves de granja após a detecção da cepa H5 da gripe aviária no condado de Bács-Kiskun, sul de Budapeste, informou nesta sexta, dia 16, a televisão pública húngara. As autoridades húngaras tinham anunciado a presença da gripe aviária em Bodoglár na quinta-feira, e o laboratório de referência da UE em Weybridge (Inglaterra) confirmou os resultados preliminares como positivos após analisar as amostras enviadas pelos veterinários húngaros.

O veterinário-geral da Hungria, Miklós Süth, informou que “as análises realizadas pelo laboratório de Weybridge demonstraram que o vírus altamente patogênico” é muito similar aos detectados até agora, por exemplo, na Romênia e França, e que resultaram ser da variante H5N1, a mais danosa da gripe aviária.

Uma equipe de 28 veterinários e 60 funcionários iniciou o sacrifício das aves de granja, cujos cadáveres serão levados a centros de elaboração de proteína em várias cidades do país, onde serão definitivamente destruídos.

Ao mesmo tempo, o ministro da Agricultura, József Gráf, anunciou que o governo “fará todo o possível” para compensar os avicultores, mas alertou que a União Européia (UE) autorizou apenas o ressarcimento de uma parte do que se tinha pedido.

A reivindicação da Hungria tinha sido de 31,5 milhões de euros, enquanto a UE autorizou a compensação de apenas 5,8 milhões de euros. Esta foi a primeira vez que se detectou na Hungria a cepa H5 da gripe aviária em aves de granja. Anteriormente, só havia sido registrada a infecção de aves selvagens, principalmente cisnes.