Redação (14/06/06)- Um paciente da província chinesa de Cantão (sul) foi internado com sintomas de gripe aviária e está em estado “crítico”, informaram fontes do Ministério da Saúde à agência oficial “Xinhua”.
O paciente, de 31 anos, começou a apresentar sintomas como tosse e febre em 3 de junho. No dia 9, foi internado no hospital da cidade de Shenzhen (vizinha a Hong Kong), disse o Departamento de Saúde da citada localidade.
Motorista de caminhão, o doente aparentemente não teve contato com aves vivas. Embora sua mulher tenha comprado em um mercado local um frango para cozinhar há duas semanas, o resto dos familiares que comeram a carne da ave não tiveram seus sintomas.
O novo caso fez as autoridades de Shenzhen decretarem medidas de emergência “de segundo grau” na cidade,.
Embora o caso ainda não tenha sido confirmado, pode ser o primeiro registrado em humanos na China desde o fim de abril e o 19 desde que o primeiro foi detectado em 2005.
O aumento das temperaturas em maio parece ter reduzido o risco da doença, mas as autoridades sanitárias pediram que o alerta continue e estabeleceram novos centros de análise e controle da gripe aviária em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na China, onde o vírus H5N1 afetou dezenas de milhões de aves desde 2004, foram registrados 18 casos em humanos. Doze dos infectados morreram.