Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grande Desafio para Avicultura

<p>Carlos Batata, Deputado Presidente da Frente Parlamentar da Avicultura diz qual seu balanço final após a audiência sobre a Influenza Aviária realizada em Brasilia.</p>

Redação AI (09/06/06)- Em audiência pública conjunta das Comissões de Agricultura da Câmara dos Deputados, e de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, além da Frente Parlamentar da Avicultura, forão discutidos os riscos para a saúde humana, o impacto econômico e as medidas preventivas que estão sendo implementadas pelo governo e pela iniciativa privada. O evento aconteceu na terça-feira, dia 06 em Brasília.

O Deputado Carlos Batata, presidente da Frente Parlamentar da Avicultura destacou a total interação do congresso durante a Audiência e segundo ele, para se fazer uma prevenção adequada, é necessário adotar o sistema de regionalização, ampliar laboratórios, haver maior ação em portos e aeroportos e também, combater efetivamente a questão das aves migratórias.

“A gripe aviária deve demorar um tempo para chegar aqui, primeiro ela deve passar pelo Canadá e os EUA. NO Brasil, caso seja investido o que nós queremos para defesa sanitária, terá condições de ficar livre da gripe aviária”, afirmou o deputado. “o investimento nominal de 300/400 milhões de reais é talvez 1% o que seria pago aqui caso chegasse aqui a gripe aviária”, concluiu.

Batata também destacou que o avicultor perdeu muita renda, uma vez que ele investiu no setor e não pode exportar, fora os problemas com a queda nos preços do frango. “A renda pode recomposta através de financiamento, a juros compatíveis, com a capacidade de pagamento”, explicou. Além disso, o deputado quer reduzir o PIS e CONFINS.

“O parlamento brasileiro esta de mãos dadas com o governo para proteger o cidadão e o avicultor da gripe aviária. A comissão de agricultura e a frente parlamentar da avicultura têm a consciência que vai cumprir seu papel”, concluiu Carlos Batata.