Redação AI (08/06/06)- A Vaxxitek HVT + IBD, vacina avícola da Merial Saúde Animal, empresa líder em pesquisas e desenvolvimento de produtos veterinários, é a primeira vacina de dose única para aplicação in ovo ou no 1 dia de vida das aves contra Marek e Gumboro, duas doenças economicamente importantes na avicultura.
É uma vacina viva congelada e inaugura a geração das vacinas avícolas vetoriais, que utilizam um agente (o vírus da Marek, cepa HVT) como vetor para defender a ave contra um segundo vírus (de Gumboro), conferindo proteção contra as duas doenças. “Ao se replicar, o vírus de Marek presente em Vaxxitek HVT + IBD estimula as respostas imunes humoral e celular para proteção contra Gumboro e Marek, simultaneamente”, explica Clovis de Oliveira, diretor da Operação de Negócios de Avicultura da Merial.
Uma única dose de Vaxxitek HVT + IBD protege os frangos durante toda a vida contra Marek e Gumboro. Altamente segura e eficaz, a nova vacina da Merial fornece proteção contra todas as cepas do vírus de Gumboro que acomete as aves e o mesmo nível de proteção contra o vírus de Marek que as vacinas congeladas de HVT disponíveis no mercado.
Assim, os benefícios de Vaxxitek HVT + IBD para a avicultura brasileira e mundial são vários, sendo os principais:
a.. Dose única protege contra Marek e Gumboro
b.. Administração controlada e acurada no ambiente do incubatório (in ovo ou subcutânea)
d.. Total rastreabilidade e registro do processo de vacinação
e.. Retira a responsabilidade da vacinação de Gumboro dos avicultores
f.. Redução da necessidade de pessoal para vacinação no campo
g.. Tecnologia inovadora que resolve o dilema do balanceamento da segurança com a eficiência quando da escolha da vacina apropriada de Gumboro para o plantel
h.. Ampla proteção contra doença de Marek e todas as cepas economicamente importantes de Gumboro por toda a vida dos frangos.
“Vaxxitek HVT + IBD revoluciona a abordagem para vacinação de Gumboro, oferecendo a oportunidade de imunizar adequadamente as aves no ambiente controlado do incubatório e, assim, eliminar a necessidade de vacinas contra essa importante doença na granja. Com isso, pela primeira vez a indústria tem a possibilidade de controlar estas duas importantes enfermidades com absoluta segurança antes que as aves sejam alojadas nos galpões e, adicionalmente, os avicultores ficam livres de vacinar as aves na granja, mas terão tranqüilidade quando ao controle de Marek e Gumboro, maximizando o potencial produtivo das aves”, ressalta Clovis de Oliveira.
Marek e Gumboro, doenças economicamente importantes: Há um século (desde 1907) a Marek incomoda a produtividade e o resultado econômico da avicultura brasileira e mundial. O vírus de Marek está presente em praticamente todas as criações avícolas do mundo. A doença é caracterizada pelo aparecimento de tumores na pele e nos órgãos internos, provocando mortalidade, condenações na indústria de processamento e imunossupressão. A vacinação das aves contra a Marek ocorre desde a década de 1970 e há vários tipos de vacinas disponíveis, entre os quais a HVT, amplamente usada. A doença de Marek afeta frangos de corte, poedeiras, reprodutoras e perus.
A doença de Gumboro (IBD) foi primeiramente relatada em 1957. Provoca a destruição dos linfócitos da bolsa de Fabricius, podendo causar danos permanentes ao sistema imune das aves, além de mortalidade em lotes suscetíveis. Ela também pode provocar infecções secundárias, como colibacilose e dermatite gangrenosa. Gumboro é a doença mais amplamente reconhecida na avicultura e uma das mais importantes causas de mortalidade e imunossupressão. A imunização é essencial. Há várias vacinas vivas tradicionais disponíveis, mas os atuais programas vacinais precisam ser customizados segundo as situações de campo/lote por causa da relação entre imunossupressão e idade das aves na vacinação (presença de anticorpos maternos). Com Vaxxitek HVT + IBD é necessária apenas uma dose no incubatório em todas as situações.