Redação (07/06/06) – Segundo a BioWarn, uma empresa do estado de Maryland, nos EUA, ao contrário de outros sistemas recentemente desenvolvidos que levam desde 20 minutos até 20 horas para obter um diagnóstico do gênero, o SmartSense proporciona respostas em tempo real. Ele utiliza um microchip para capturar a assinatura eletrônica produzida quando a superfície do vírus da Influenza Aviária entra em contato com o sensor do equipamento.
A exemplo de uma chave, o detector só é disparado pelo agente-alvo, neste caso o H5N1. Então, automaticamente, a informação de detecção do organismo é transmitida ao usuário. Segundo a empresa, além de permitir a imediata identificação do H5N1, o SmartSense tem ampla aplicação em saúde pública, pesquisas, laboratórios e órgãos públicos.
Uma outra vantagem mencionada é que é menos suscetível aos resultados falso-positivos ou falso-negativos. E além de utilizar amostras extremamente pequenas, não requer equipamento laboratorial, técnicos ou procedimentos especiais, ou seja, é um equipamento portátil que pode ser utilizado no campo, pois funciona com energia própria e conexão automática à Internet.