Redação AI (02/06/06)- O secretário da Agricultura, Newton Polh Ribas, assina nesta sexta-feira (02), em Cascavel, o termo de adesão ao plano Nacional de Prevenção de Influenza Aviária e Prevenção e Controle da Doença de Newcastle. Por meio do ato, o Estado do Paraná passa voluntariamente a participar do plano.
Segundo Ribas, a iniciativa do Governo do Estado ocorre em comum acordo com a iniciativa privada e atende uma demanda da Associação dos Abatedouros e Produtores Avícolas do Paraná (Avipar) e do Sindicato dos Abatedouros e Empresas Avícolas do Paraná (Sindiavipar).
A partir do momento que aderimos ao plano que defende a prevenção da gripe aviária e da Doença de Newcastle, como também o controle desta, assumimos o compromisso de cumprir as recomendações contidas na Instrução Normativa N 17 do Ministério da Agricultura, bem como, todas as resoluções estaduais que regem a matéria. Ou seja, a legislação estadual pertinente ao Plano, disse.
Segundo o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, que estará presente amanhã, em Cascavel, é com grande entusiasmo que o Paraná adere ao Plano. Já estávamos comprometidos em prevenir a Influenza Aviária. Com a assinatura, esse comprometimento torna-se formal, garante.
Mercado
A assinatura do termo de adesão ao Plano Nacional de Prevenção de Influenza Aviária e Prevenção e Controle da Doença de Newcastle acontecerá durante o encontro que reunirá os associados da Avipar. O evento também servirá como assembléia geral da Associação.
Durante a reunião, serão apresentadas e debatidas questões relacionadas aos preparativos para a implantação do Plano no Paraná. Estaremos avaliando o que já foi realizado e o que precisa ser feito para avançar na implantação do Plano. Para isso, a Secretaria da Agricultura, a iniciativa privada e o Ministério da Agricultura têm suas atribuições, disse o secretário-executivo do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), Inácio Kroetz.
Também estão programadas apresentações e discussões sobre ICMS, o atual momento do setor agrícola, questões sobre mercado, licenciamento ambiental e outros. Já estão confirmadas as presenças do secretário executivo Conselho de Sanidade Agropecuária (Conesa), Inácio Kroetz; do tributarista José Parodes; do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli e do diretor da Globoaves, Roberto Kaefer.