Redação AI (08/05/06)- Os EUA não estão preparados para uma eventual pandemia de gripe aviária, o que pode ocorrer em alguns meses, disse neste domingo o secretário de Saúde e Serviços Humanitários, Mike Leavitt.
“Estamos passando do prazo para uma pandemia e não estamos preparados”, disse ele, em uma entrevista à rede de televisão CNN.
A Casa Branca divulgou na semana passada um plano de ação contra a gripe aviária, caso o vírus letal H5N1 mude e possa ser transmitido de ser humano para ser humano.
Leavitt disse que os EUA não detectaram o vírus “nem em humanos nem em aves”, apesar de casos serem registrados em mais de 50 países. “Não há razão para crer que os EUA vão ficar a margem”, disse ele.
Ainda que seja impossível prever a chegada da enfermidade, ele disse à CNN que “não será uma grande surpresa se tivermos um caso em alguns meses”.
A Casa Branca advertiu no plano de ação, que foi orçado em US$ 7 bilhões, que “uma pandemia moderna pode provocar a morte de 200 mil a 1 milhão de pessoas somente nos EUA”.