Redação AI (19/04/06)- O presidente do grupo farmacêutico suíço Roche, Franz Humer, formalizou hoje a entrega à Organização Mundial da Saúde (OMS) de três milhões de doses de Tamiflu, um dos antivirais considerados mais eficazes para combater a variante humana da gripe aviária.
A OMS pretende reservar as 30 milhões de cápsulas (dez por dose) para utilizá-las como possível medida de contenção caso aconteça uma pandemia entre humanos causada pela variante H5N1 do vírus causador da gripe aviária.
Caso seja detectado o começo de uma transmissão fluente do vírus de uma pessoa a outra, a Roche se comprometeu a enviar a carga ao aeroporto que a OMS escolher, com sede em Genebra.
Como parte de outro acordo entre ambas as partes, a Roche doará outros 2 milhões de doses suplementares para os países em desenvolvimento que não tiverem meios para comprá-los. Esses medicamentos serão entregues no final de ano, segundo a empresa farmacêutica, que já distribuiu Tamiflu (oselmativir) para mais de 65 Governos de todo o mundo.
Os países tentam obter doses suficientes para atender pelo menos um terço da população, como recomenda a OMS. Para atender essa explosão da demanda, a Roche aumentou sua capacidade de produção até 400 milhões de doses por ano, ao mesmo tempo em que concedeu licenças secundárias para produzir oselmativir em laboratórios da China e da Índia.