Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Preço do quilo do frango deve subir

<p>Com a redução nas exportações a partir de fevereiro, os produtores já diminuíram a produção e a oferta tende a normalizar.</p><p></p>

Redação AI (15/04/06)- O preço do frango para o consumidor, que chegou a R$ 0,99 no Grande ABC na semana passada, deve começar a se recuperar. Isso porque, com a redução nas exportações a partir de fevereiro, os produtores já diminuíram a produção e a oferta tende a normalizar.

No final de fevereiro, a UBA (União Brasileira de Avicultura) recomendou que cada avicultor reduzisse a produção em 25%, com a finalidade de atingir um ponto de equilíbrio entre oferta e procura. Com a medida, a estimativa da entidade era de que os preços se recuperassem a partir de maio.

Dados do Cepea-Esalq (Centro de Pesquisas Aplicadas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), ligado à USP (Universidade de São Paulo), no entanto, demonstram que a elevação nos preços ao consumidor pode ser antecipada. O frango vivo obteve nesta semana a quarta alta do ano, o que já indica a reversão no comportamento dos preços. As quatro elevações ocorreram somente em abril.

De acordo com o presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Sussumu Honda, o varejo ainda está receoso em afirmar que os preços do frango subirão. Tudo depende do avanço da gripe aviária. Se a doença, por acaso, atingir qualquer produção brasileira ou surgir qualquer indício do vírus, isso afetará todo o mercado.