Redação AI (06/04/06)- Está comprovado que o principal composto da REPLICor, o REP 9, apresenta atuação poderosa antivírus contra o vírus influenza H5N1 da gripe aviária. O vírus influenza utilizado no estudo foi A/Vietnam/1203/04, um vírus influenza de gripe aviária patogênico para seres humanos isolado de um paciente com infecção fatal. Este vírus é altamente agressivo e se reproduz muito mais rapidamente do que as cepas normais do vírus influenza.
Esta demonstração inicial da atividade do REP 9 in vitro contra o H5N1 foi gerada em colaboração com o Dr. Michael Holbrook na Divisão Médica da Universidade do Texas, em Galveston, nas suas instalações com nível 4 de biossegurança.
Também se comprovou recentemente que o REP 9 apresenta atuação antivírus poderosa contra cepas do vírus influenza que são resistentes à ação do Tamiflu(TM) e Relenza(TM). Os dois remédios são comercializados atualmente para a terapia de infecções de influenza.
Estes resultados in vitro foram gerados em colaboração com o Dr. Bruno Lina do Centre National de Référence des Virus Influenza, em Lyon, na França.
Estudos anteriores comprovaram que REP 9 administrado via aerossol evitou a disseminação da influenza em camundongos. Estudos adicionais de cultura de tecidos revelaram que o REP 9 apresenta atuação antivírus poderosa em 20 cepas de influenza A e B, demonstrando sua aplicação potencial contra os vírus de gripe emergentes.
O modo de atuação do REP 9 difere dos inibidores de neuraminidase tradicionais. O REP 9 inibe tanto a neuraminidase como a hemaglutinina, duas proteínas viróticas essenciais para reprodução. Novas drogas contra influenza são essenciais na preparação para a próxima pandemia de influenza. Estas drogas podem proteger a população em caso de uma pandemia antes da produção de uma vacina efetiva. É fácil produzir o REP 9 em grandes quantidades e ele pode se tornar uma ferramenta efetiva na resposta global contra a próxima pandemia de influenza.