Redação AI (23/03/06)- A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins participa nesta sexta-feira, 24, da reunião da Avinto – Associação dos Avicultores do Norte do Tocantins. O projeto Arranjo Produtivo da Avicultura Industrial na região do Bico do Papagaio, uma iniciativa do Sebrae e que conta com a parceria da Adapec, é uma das pautas do encontro. A agenda para 2006 e a metodologia de aplicação da pesquisa com o avicultor também estão na ordem do dia para serem avaliadas.
Como o prazo para a consulta pública sobre o Plano Nacional de Controle de Prevenção da doença Newcastle e de prevenção da Influenza Aviária encerrou nesta terça-feira, 21, o presidente do Coesa Conselho Estadual de Sanidade Avícola e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola, Welciton Assunção Alves, acredita que este será um assunto discutido na reunião.
O Tocantins, através do comitê, sugeriu ao Mapa que as auditorias periódicas realizadas pelo DAS Departamento de Saúde Animal sejam embasadas em critérios pré-definidos no próprio Plano Nacional de Controle e Prevenção da doença de Newcastle e de prevenção da Influenza Aviária, a fim de que as fiscalizações ocorram de maneira uniforme.
Avinto
Juntamente com outros parceiros como a Seagro, Senar, Fieto, Ruraltins, Naturatins, Unitinsagro, Escola Agrotécnica Federal de Araguatins, Banco da Amazônia, Delegacia Federal da Agricultura, entre outros, o projeto de avicultura industrial visa promover o desenvolvimento da atividade aumentando a rentabilidade, lucratividade e competitividade, além de fomentar ações de desenvolvimento sustentável. Pretende ainda proporcionar a melhoria na renda familiar e qualidade de vida dos produtores nas propriedades rurais.
Na execução do projeto, que será realizado no prazo de 36 meses, de abril de 2005, quando foi implantado, a dezembro de 2007, a Adapec atua na operacionalização da defesa animal, inspeção sanitária e na educação sanitária.
Treinamento
A Adapec também promove de 27 a 31 de março, em Paraíso do Tocantins, o 1 treinamento para fiscais agropecuários deste ano. A programação traz temas como a prevenção e controle das pragas da fruticultura, controle do trânsito vegetal, com ênfase na mosca da carambola, agrotóxico, documentação fitosanitária e sementes e mudas.
O presidente da Agência, Humberto Camêlo, participa do encerramento do evento, fazendo um breve relato sobre a estruturação e atuação da Adapec no Tocantins. O evento conta ainda com a participação do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium e do Superintendente Federal da Agricultura, Luiz Carlos Auerbach.