Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EUA proíbem medicamentos contra gripe em aves de granja

<p>Os remédios serão estocados para serem utilizados em humanos no caso de surto da doença.</p>

Redação AI (21/03/06)- Remédios devem ser guardados para tratar humanos em caso de surto. A FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, anunciou hoje a proibição do uso de certos medicamentos contra a gripe aviária em aves de granja. O objetivo é reservar esses remédios para os humanos diante de um eventual surto de gripe aviária. 

 

As autoridades sanitárias americanas emitiram uma ordem na qual impedem os veterinários de receitarem a frangos, patos e perus os antivirais Tamiflu, do laboratório Roche, e Relenza, da GlaxoSmithKilne, assim como as substâncias amantadina e rimantadina, produtos todos eles aprovados para tratar da gripe em humanos. 

 

O uso repetido e inadequado de remédios contra a gripe pode provocar um aumento da resistência dos vírus causadores da doença, que com freqüência sofrem mutações diz um comunicado. 

 

A FDA diz na mesma nota que a medida tem como objetivo garantir a efetividade dos remédios em questão diante de uma possível pandemia de gripe aviária.  A proibição, que poderia estender-se a outros animais, passará a vigorar em junho.