Redação AI (20/03/06)- As autoridades do Camboja confirmaram hoje que o vírus H5N1 da gripe aviária é o responsável pela morte de vários patos na província de Kampong Cham, o que representa uma reincidência no país da doença que matou quatro cambojanos desde 2004.
O diretor do Departamento de Agricultura do distrito de Choeung Prey, San Sivon, indicou que nenhuma das pessoas que estiveram em contato com os animais contagiados, descobertos no início de março, desenvolveu sintomas de ter contraído a afecção.
A gripe aviária causa problemas respiratórios e febre alta, e em seus primeiros estados é possível confundi-la com uma pneumonia. Funcionários de Agricultura sacrificaram cerca de 200 patos da fazenda afetada, enviaram mostras aos laboratórios e depois enterraram os cadáveres.
Os responsáveis sanitários de Choeung Prey ainda não determinaram a fonte da infecção, mas acham que se trata de um caso isolado e pensam que foi contido a tempo, segundo San Sivon.
Os últimos dados da Organização Mundial da Saúde confirmam que morreram 98 pessoas de gripe aviária no Camboja (4), China (10), Indonésia (22), Iraque (2), Tailândia (14), Turquia (4) e Vietnã (42).