Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Simulação

<p>Vietnã simula "operação de guerra" para conter epidemia de gripe aviária.</p>

Redação AI 28/11/2005 – Quase mil soldados e membros de equipes médicas, vestidos com roupas protetoras e sob o ruído das sirenes, percorreram ontem, dia 27,  um distrito de Hanói, na primeira simulação realizada pelo Vietnã para conter um foco de gripe aviária. Os 800 participantes do Exército, da Saúde e da polícia tentavam impedir o contágio do mortal vírus H5N1 em um bairro dos arredores da Capital, onde havia a suposição de que a gripe aviária começara a ser transmitida entre humanos.

Este seria o primeiro sinal de uma pandemia que poderia causar a morte de dezenas de milhões de pessoas.”Rápido, rápido”, gritavam pelos alto-falantes os encarregados das equipes de emergência, que levavam depósitos de desinfetante nos ombros e invadiam uma casa com supostos infectados, onde pulverizaram móveis, paredes e inclusive o pátio.

Do outro lado da rua, pessoal de saúde militar ocupava uma escola para transformá-lo em hospital de campanha com capacidade para 150 doentes, e com os equipamentos necessários para enfrentar a crise. Minutos depois, uma ambulância trazia o primeiro “paciente”, que imediatamente foi tratado com um respirador e submetido a exame de sangue.

O cenário representava um foco do vírus H5N1, causador da doença entre humanos, em 30 famílias do distrito de Long Bien, com sinais de que o vírus se espalhava entre pessoas com facilidade. O Vietnã, que registrou 42 das 68 mortes até agora por causa da gripe aviária no mundo, é considerado um possível ponto de foco da doença.

Com o exercício, pretendia-se estabelecer uma zona de quarentena para impedir a expansão da gripe aviária, com a passagem obrigatória pelo processo de desinfecção de qualquer um que entrasse na área. Os cientistas disseram que isolar o foco o mais rápido possível é a melhor oportunidade para deter, ou pelo menos frear, uma pandemia em caso de mutação do H5N1 para um vírus que possa ser transmitido facilmente entre pessoas.

A pior pandemia, em 1918, causou as mortes de cerca de 40 milhões de pessoas, e aquele vírus como o H5N1 foi a princípio um vírus de gripe aviária.

O H5N1 vem sendo observado com nervosismo pelos especialistas desde seu surgimento, em 1997, quando um foco entres as aves de Hong Kong levou as autoridades a sacrificar quase todos os frangos do território. A OMS, entre outros, advertiu os governos que se preparem para uma possível pandemia, mas apenas cerca de 50 países iniciaram medidas para responder à suposição de que entre 10% e 20% de seus habitantes fiquem doentes.

O Vietnã é um dos primeiros países a realizar uma simulação em grande escala para testar suas equipes diante de uma epidemia, baseado em suas experiências com a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars), em 2003.