Redação AI 28/11/2005 – A empresa farmacêutica suíça Roche concedeu hoje à Indonésia a licença para fabricar o antiviral Tamiflu, remédio utilizado contra a variante da gripe aviária em humanos. No país, a gripe aviária já matou sete pessoas.
Segundo o ministro da Saúde, Siti Fadillah Supari, a Indonésia importará da Coréia os componentes necessários para fabricar o fármaco, considerado uma primeira defesa se o vírus causador da gripe aviária sofrer uma mutação. A divulgação da concessão da licença ocorre um dia após o Ministério da Saúde indonésio confirmar a morte de centenas de frangos na província de Aceh, no extremo norte de Sumatra, que até agora permanecia livre da doença.
As autoridades já reconheceram que a província não está preparada para enfrentar uma epidemia da gripe em animais, depois que o tsunami de dezembro de 2004 destruiu quase todas as infra-estruturas de Aceh e matou mais de 100 mil pessoas. Neste ano, milhões de frangos e outras aves morreram ou foram sacrificadas na Indonésia para prevenir a propagação do vírus mortal do H5N1, que afeta dois terços das 33 províncias indonésias.