Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Começa a coleta de amostras de frango

<p>A partir da próxima semana, o Procon/RS iniciará coleta de frangos inteiros ou cortes do produto nas lojas do varejo da Capital gaúcha; objetivo é verificar o volume de água presente no produto.</p>

Redação AI 25/08/2005 – A partir da próxima semana, o Procon/RS iniciará coleta de amostras de frangos inteiros ou cortes do produto nas lojas do varejo da Capital. A ação protocolada ontem entre a entidade e a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), objetiva verificar o volume de água presente. Conforme o presidente da Asgav, Aristides Vogt, ocorreram reclamações de consumidores observando volume de água de 25% a 30% do peso do produto, quando o ideal permitido pelo Ministério da Agricultura (Mapa) é de 6%. Segundo Vogt, o Procon fará análises e punirá severamente os produtores que infringirem a lei.

“Além da multa elevada, pode ocorrer detenção dos diretores e até o fechamento de empresas.” Vogt destacou, contudo, que muitos desses produtos são oriundos de outros mercados brasileiros. “O Estado produz mais de 1 milhão de toneladas de carne por ano, porém 70% é voltado para o mercado externo. Com isso, 60% do consumo do RS vem de outros estados”, pronunciou sobre as fraudes ocorridas.