Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Outra cepa

<p>Laboratório diz que o vírus do primeiro caso de gripe avícola na Rússia não é idêntico ao descoberto no Sudeste Asiático.</p><p></p>

Redação AI 25/07/2005 – O vírus do primeiro caso de gripe avícola na Rússia não é idêntico ao vírus descoberto no Sudeste Asiático, noticiou a agência russa Interfax, citando Alexander Shestopalov, diretor do laboratório de zoonoses do estado de Novosibirsk. A Interfax não explicou se a cepa pode ser fatal ao ser humano, a exemplo da H5N1.

As autoridades da área de saúde animal colocaram na semana passada uma aldeia siberiana de quarentena na região de Novosibirsk, depois que a doença foi diagnosticada em sete pequenas propriedades, informa a agência de notícias, citando Valery Mik-heyev, sanitarista-chefe da região.Constatou-se que espécies domésticas de aves na área estavam morrendo em grande número, informou a porta-voz do Ministério das Emergências, Tatyana Strunina, em entrevista por telefone na quinta-feira.

Especialistas da Saúde estão no local para impedir que a doença se alastre, ela disse. Há cerca de três anos, a Rússia criou um sistema de cotas de importação de frangos, com o intuito de proteger as granjas russas, que produzem a um custo de produção maior que o do mercado internacional. O Brasil, grande exportador de frangos para o país, se viu prejudicado pela adoção das cotas de importação.