Redação SI 15/06/2005 – A convite do secretário-executivo da Articulação Nacional de Santa Catarina, Valdir Colatto, o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Wolmir de Souza, está em Brasília para tratar da participação da entidade na Festa dos Estados, que será realizada de 30 de junho a 3 de julho na Capital Federal.
“Não poderíamos perder essa grande oportunidade em divulgar para o Brasil e o mundo a carne suína catarinense, juntamente com os demais produtos de excelente qualidade que produzimos no Estado”, destacou o presidente da ACCS, depois da conversa com o secretário Colaltto na Casa de Santa Catarina, nesta terça-feira, dia 14. Ele informou ainda, que o objetivo da associação é apresentar a carne suína catarinense “in natura”, e não em forma de embutidos, sem exclusividade de marca. Para elaborar e colocar os pratos à base de carne “in natura” ao público, virá a Brasília uma equipe especializada de Concórdia”.
Womir destaca ainda que o público participante terá a oportunidade de apreciar em todos os dias da festa, bons e saborosos pratos de carne suína produzida por grandes, médios e pequenos frigoríficos de Santa Catarina.
O secretário Valdir Colatto lembrou que os visitantes da Festa dos Estados, principalmente as donas-de-casa, poderão aprender a preparar pratos à base de carne suína para as refeições do dia-a-dia e não somente para o churrasco ou assados de final de semana e nos dias de festa. “Temos a melhor carne suína do mundo. E o todos os produtos catarinenses, entre eles a carne suína, serão divulgados para o Brasil e exterior, já que o evento contará com a participação de 12 países e 18 Estados brasileiros”, lembrou o secretário da SAN.
“O estande de Santa Catarina será instalado em área privilegiada junto aos estandes da Suíça e da Alemanha. Segundo o coordenador de eventos da IRC-Comunicações, de Brasília, Ildo Pinheiro, o “Camping Show”, local da festa, com 50 mil metros quadrados, está sendo totalmente remodelado para proporcionar maior conforto e praticidade no atendimento aos visitantes e aos Estados e países participantes.
A festa
O evento terá 50 estandes, montados em tendas de 100m2 cada uma. O Estado de Santa Catarina, ocupará o espaço de duas tendas (200m2), privilegiando a divulgação das 30 secretarias de Desenvolvimento Regional, que terão a oportunidade de divulgar os seus principais produtos e serviços”.
De acordo com Ildo Pinheiro, este ano, a Festa dos Estados terá dois dias a mais em relação à do ano passado. A abertura e desfiles oficiais serão no dia 30 de junho, quinta-feira, às 18 horas, com a participação da primeira-dama do País, Mariza Letícia da Silva; da vice-governadora do Distrito Federal, Maria de Lourdes Abadia; a vice-primeira-dama do País, Marisa Alencar da Silva; da presidente da secretaria de Turismo do Distrito Federal, Lúcia Flecha de Lima, presidente da Casa do Candango e primeiras-damas dos Estados participantes, entre elas a de Santa Catarina, Ivete Appel da Silveira.