Redação AI 18/02/2005 – O Brasil obteve mais uma vitória na Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta quinta, dia 17, em Genebra, segundo fontes oficiais. Desta vez a conquista foi nas exportações brasileiras de frangos salgados para a União Européia.
Um relatório preliminar distribuído aos governos do Brasil e da Tailândia, que se juntou ao Brasil contra os europeus, condena o aumento de 15,4% para 75% da tarifa de importação de frango salgado. A medida, considerada protecionista e que já causou um prejuízo de US$ 300 milhões aos exportadores brasileiros nos últimos dois anos, está a um passo de se tornar mais uma das ilegalidades nas normas de comércio internacional.
No próximo dia 24 de março sairá o relatório definitivo. Como o relatório tem caráter confidencial, o Itamaraty não comemorou publicamente a vitória, mas segundo o diretor do Departamento de Contenciosos do Ministério das Relações Exteriores, “o governo brasileiro espera que sejam confirmados os termos do relatório preliminar do painel”. Ele lembra que nunca houve um único caso em que um relatório preliminar foi modificado.