Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Protecionismo disfarçado

<p>Embargo russo a carnes brasileiras transcende questão técnica, diz Rodrigues.</p>

Da Redação 26/01/2005 – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, afirmou ontem (25/01) que a questão do embargo russo às exportações de carne brasileira “transcende qualquer discussão técnica e é agora um assunto diplomático”.

A Rússia decretou embargo à carne brasileira, em setembro de 2004, e suspendeu a medida apenas para as exportações de carne de Santa Catarina, em novembro, por ser aquele estado o único livre de aftosa sem vacinação. De acordo com informações veiculadas pela imprensa, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, estaria disposto a acionar o Ministério da Agricultura na Justiça por considerar que o estado está sendo discriminado no caso do embargo russo às carnes.

Rodrigues disse que Rigotto tem todas as razões para estar aborrecido, mas afirmou que a questão não se trata mais de uma ação do Ministério da Agricultura. “Do ponto de vista técnico, não há o que fazer. O Ministério da Agricultura esgotou toda a argumentação técnica”. Há informações extra-oficiais de que a missão russa teria considerado que não há nenhum motivo técnico para o embargo da carne brasileira.

Ele informou ainda que tem trabalhado muito em conjunto com outros órgãos do governo, como o Itamaraty, para que essas questões possam ser resolvidas.