As exportações brasileiras de soja em grão devem atingir 12,084 milhões de toneladas em maio, segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O número é 17,6% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando o volume de embarques foi de 10,268 milhões de toneladas. No entanto, representa uma queda em relação ao mês anterior, quando o país exportou 13,963 milhões de toneladas.
A expectativa é que o país continue a se destacar no setor agropecuário, já que nos primeiros meses deste ano, o Brasil recebeu autorização para iniciar as exportações de produtos agropecuários para 18 novos mercados. As autoridades sanitárias de cada país envolvido enviaram comunicados que autorizam as vendas ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Os registros de aberturas para produtos do setor agropecuário de janeiro até a primeira semana de maio deste ano reforçam o reconhecimento dos players internacionais pela qualidade e elevados controles sanitários e fitossanitários estabelecidos pelos exportadores brasileiros.
Além da soja em grão, o país também deve aumentar os embarques de farelo de soja em maio. A previsão é de que sejam exportadas 2,228 milhões de toneladas do subproduto, o que representa um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Em abril deste ano, o envio do farelo foi de 1,744 milhão de toneladas, e na semana passada, as exportações foram de 494,266 mil toneladas, com previsão de atingir 516,663 mil toneladas nesta semana.
Os números reforçam o potencial do setor agropecuário brasileiro no mercado internacional, com reconhecimento pela qualidade e elevados controles sanitários e fitossanitários estabelecidos pelos exportadores do país.