Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-estar Animal

Enriquecimento ambiental para aumentar produtividade e sustentabilidade

BRF investe no seu Programa de Bem-estar Animal, priorizando boas práticas para cuidar dos frangos de corte

Enriquecimento ambiental para aumentar produtividade e sustentabilidade

A BRF, uma das principais empresas de alimentos do mundo, está investindo cada vez mais em técnicas de manejo que beneficiam a produtividade e o bem-estar animal em seus aviários. Um exemplo é o uso de enriquecimento ambiental, incluindo o uso de poleiros para estimular comportamentos naturais nas aves, resultando em benefícios físicos e mentais. A empresa incentiva a adoção dessas práticas pelos seus produtores integrados, oferecendo pagamento diferenciado como estímulo.

A gerente de Bem-estar Animal da BRF, Josiane Busatta, explica que há sete anos a empresa desenvolveu seu próprio Programa de Bem-estar Animal, priorizando boas práticas para cuidar dos frangos de corte. “Nosso objetivo é promover a saúde das aves por meio de alimentação balanceada, condições ambientais adequadas, como temperatura e luz, e enriquecimento ambiental para estimular comportamentos naturais”, diz Josiane.

Além disso, a empresa investe em rastreabilidade, fornecendo informações detalhadas sobre a saúde, genética e uso de antibióticos de todos os frangos, desde os avós. Josiane destaca que até os profissionais envolvidos no processo produtivo passam por treinamento. “A capacitação é essencial, desde aqueles que criam os animais até os motoristas responsáveis pelo transporte das aves”, completa.

Atualmente, a BRF conta com cerca de seis mil produtores de frango de corte em diferentes regiões do país, e a expectativa é que até 2025 toda a cadeia esteja adotando o enriquecimento ambiental, que é um compromisso público da empresa.