Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mapa de olho na hidratação do frango

DFA recolhe novas amostras do produto.

Redação AI 23/09/2003 – Técnicos da Delegacia Federal da Agricultura recolhem, hoje, 12 amostras de duas marcas de frango congelado, nos supermercados da Capital. As amostras serão enviadas para o laboratório oficial do Ministério da Agricultura, em Goiânia (GO), onde poderá ficar comprovada a fraude de adição de água no alimento, acima do índice permitido.

O resultado dos exames que serão feitos com as 12 amostras deve ser divulgado na próxima semana. Os índices aceitáveis de água, segundo a chefe do Serviço de Inspeção Federal (SIF), Adriana Carla Floresta Feitosa, varia entre 6,5% a 6,8%. Mas as fiscalizações realizadas pelo órgão federal, em Palmas, já detectaram marcas com adição de água de até 16%.

As fiscalizações acontecem periodicamente. As empresas que vendem o produto aos supermercados de Palmas podem ser multadas e até perder o Selo de Inspeção Federal, caso não se regularizem.

Consumidor

Na hora da compra o consumidor deve ter atenção a alguns detalhes. Quanto mais inchado o frango, mais risco corre o comprador. De acordo com Adriana não existe uma forma de saber se o frango tem mais água que o permitido. “Se o consumidor notar que o frango diminuiu de tamanho após ter descongelado ou se ele tiver uma pedra de gelo dentro do peito, a reclamação deve ser feita imediatamente”, explicou Adriana. O telefone da DFA é o 215-8518. (A.P.)