Redação (08/04/2008)- Tradicional feira de negócios do segmento agropecuário, a Expo Londrina – que em 2008 atinge a 48a. edição — teve em sua programação um atrativo extra: o 1o. Seminário de Atualização Técnica dos Produtores do Grupo Big Frango. O evento levou informação técnico-científica de alto nível a mais de 550 avicultores, no último dia 03 de abril.
Para palestrar sobre temas ligados à genética, saúde, ambiência e bem-estar avícola, a Big Frango convidou profissionais de empresas especializadas no setor. O médico veterinário Marcelo Zuanaze, por exemplo, que atua como Gerente Técnico do Laboratório Biovet, falou sobre as boas práticas de instalações e manejo avícola para se garantir a boa biosseguridade.
"A parceria que temos com o Biovet é caracterizada pelo compromisso mútuo de resultados", explica o diretor agropecuário da Big Frango, Valter Bampi. Segundo ele, havendo qualquer "não-conformidade", por exemplo, quanto aos títulos vacinais, problemas sanitários ou prestação de serviços, prontamente a área técnica de sua empresa entra em contato com os técnicos do Biovet. "Eles nos atendem rapidamente. E nunca se eximiram de responsabilidades. É uma parceria ganha-ganha, demonstrada nos últimos anos pelo Grupo Big Frango e o Laboratório Biovet."
Mas o 1o. Seminário de Atualização Técnica dos Produtores da Big Frango não foi a única novidade promovida pela empresa na semana passada. No sábado (06/04), também organizou o "Big Integração IV", que premiou os campeões de resultados do ano de 2007 da integração. Mais de 700 convidados, entre produtores, fornecedores e autoridades prestigiaram a premiação.
Os doze campeões regionais foram: Maria Ines Coteski; José Aperecido Melkior; Kasuo Ishi; João Luiz Pecruchi Sobrinho; Guilherme Faneli; Luiz Barbieri; Arnaldo Rissi e Santo Rissi; Ulisses Teodoro de Lima; Odair Buzolin Franco; José Mariano Dias; Aguinaldo Roberto Faleriros Cruz, e Arnaldo Campiolo. O campeão geral foi o integrado José Mariano Dias, de Marumbi/PR.
Saiba mais — O Grupo Big Frango é uma agroindústria paranaense com destaque no cenário nacional e internacional de produção e abate de frangos de corte. Foi fundado há cerca de 30 anos pelo atual presidente, Evaldo Ulinski. O grupo dispõe de estrutura própria completa, atuando tanto do mercado brasileiro como no exterior. Para isso, "alojamos em torno de 800 mil matrizes, e em 2008 a expectativa é abatermos 100 milhões de cabeças de frangos em nossa fábrica situada em Rolândia/PR", diz Valter Bampi.
Segundo ele, o grupo — que acabou de duplicar o incubatório, atingindo a capacidade de produção de 9 milhões de pintainhos/mês — inaugurará uma nova fábrica de ração no segundo semestre.
A Big Frango é ainda detentora de um moderno Laboratório de Patologia, que garante o suporte necessário a todos os controles preventivos exigidos pelo mercado nacional e internacional.
Toda essa estrutura emprega 4 mil colaboradores de forma direta.
Para saber mais sobre sobre o Grupo Big Frango e seus eventos, confira a entrevista a seguir concedida pelo diretor agropecuário da empresa, Valter Bampi:
PERGUNTA: Como surgiu a idéia de realizar os eventos, e qual a importância deles?
VALTER BAMPI: O Big Integração surgiu em 2004. Seu objetivo é gerar uma competição saudável entre os produtores, para melhoria de resultados. O objetivo está sendo amplamente atingido, e hoje contamos com oitocentos integrados empenhados em participar da premiação, número que leva à festa 10% dos integrados. No evento anunciamos os campeões de 12 regiões de atuação do grupo, em mais de 55 municípios situados num raio de, aproximadamente, 100 km de nossa sede, em Rolândia. Informamos também quem foi o campeão geral do ano. Já o Seminário de Atualização Técnica foi criado para reforçar conceitos técnicos na obtenção de resultados. Nessa linha, aliás, a empresa realiza, semanalmente, a entrega dos resultados aos seus produtores, promovendo treinamentos internos que culminam em um jantar de confraternização entre produtores e a assistência técnica. O Grupo Big Frango é a único do setor avícola brasileira a fazer isso, rotineiramente, há mais de 5 anos, de forma ininterrupta e sistemática. Com isso qualificamos e incentivamos os integrados a se manterem na atividade. Apregoamos a eles nesses treinamentos que não há mais espaço para amadores e, dessa maneira, cada vez mais profissionalizamos nossos produtores, que respondem com resultados que asseguram para à Big Frango, ao Paraná e ao Brasil a garantia de um "status" sanitário e de gerenciamento nas propriedades avícolas dignos da melhor avicultura mundial, que sem dúvida alguma é a brasileira.
P: Qual é o índice médio de produção dos integrados e a receita de eficiência deles?
VB: A média geral dos participantes do Big Integração é um FP (Fator de Produção) acima ou próximo dos trezentos pontos. Vale ressaltar que o Grupo Big Frango trabalha com frangos de porte grande e sexados. Quanto à receita, é ser eficiente no manejo recomendado pela assistência técnica da empresa. Nesse ponto, vale destacar que contamos com uma equipe com os mais experientes profissionais técnicos, composta por Veterinários, Agrônomos, Zootecnistas, Técnicos Agropecuários e Administradores. Junto com eles, os integrados participam dos treinamentos semanais realizados pela empresa, praticando posteriormente as ações aprendidas nas suas propriedades. Também destaco que nossos técnicos constantemente são treinados com vistas a realizar sempre a melhor assistência técnica para nossa integração.