Redação (28/04/2008)- O I Encontro Técnico da ABRAVES SC – Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos, que será realizado no dia 30 de maio no Clube 29 de Julho em Concórdia – SC, abordará temas técnicos como “ Ambiência para suinocultura” , “ Sistema de alimentação líquida”, “Clostridioses em suinocultura” e contará com uma palestra conjuntural sobre “Panorâmica de Mercado da Suinocultura” com Rubens Valentini, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos. A entidade que reúne Médicos Veterinários Especialistas em Suínos é uma das mais atuantes do país com encontros de alto nível técnico e a presença de especialistas reconhecidos.
Este é o primeiro de uma série de quatro encontros técnicos que serão realizados em diferentes regiões de Santa Catarina com o objetivo levar conhecimento aos profissionais dedicados a suinocultura nas suas regiões de abrangência “Essa é uma oportunidade de capilarizar as informações técnicas relevantes para a cadeia produtiva uma vez que devemos entender que a concorrência não deve ser entre empresas mas entre países pelos mercados consumidores premium” afirmou o presidente da ABRAVES SC, o Médico Veterinário Augusto Heck.
Heck destaca que há uma demanda reprimida por informações na suinocultura que serão sanada neste encontro que será realizado em Concórdia, próximo da produção, facilitando o acesso de profissionais e estudantes. “Procuramos na escolha do temário fugir um pouco dos assuntos já abordados em diversos outros eventos. Buscamos com a pauta proposta disponibilizar informações novas e relevantes, de aplicabilidade imediata” explicou. Entre os temas apresentados nas palestras a questão da ambiência, ou bem estar animal vem sendo apontado como um tema emergente na União Européia pois envolve questões ambientais sérias que tem reflexo direto na vida humana.
A quatro palestras que serão feitas neste I Encontro Técnico da ABRAVES e abordarão temas relacionado ao bem estar animal, novas técnicas de nutrição, sanidade e cenários futuros, focadas principalmente nas exigências de mercado, tema emergente na suinocultura pois condiciona e hoje são limitantes das exportações “Adequação do parque produtivo para mercados consumidores externos exigentes é um tema desafiador e palpitante, por isso buscamos abranger temas afins nessa programação, para incentivar os debates sobre o assunto, apresentando novas tecnologias e aspectos de produção” alertou Heck.
Nova gestão 2008- 2009
O presidente da ABRAVES – SC Augusto Heck é médico veterinário, Sanitarista Corporativo de Suínos na Perdigão de Videira desde 2004. Ele assumiu a presidência da entidade no início deste ano com a responsabilidade de seguir os passos da gestão do médico veterinário Miguel Canal que a junto com uma equipe formada por importantes colegas veterinários realizou uma série de encontros regionais e o 13º Congresso da Abraves em Florianópolis.
Augusto Heck de 35 anos, é casado e natural de Santa Maria, RS, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem mestrado em Ciências Veterinárias – Área de Concentração : Medicina de Suínos , pela mesma universidade. O profissional tem especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras- MG e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Seu trabalho na empresa está focado na coordenação estratégica dos programas preventivos via ração, injetáveis, solúveis, vacinas, desinfetantes para suinocultura. Heck atua ainda na estruturação e padronização dos planos de monitoria e oferece suporte aos colegas dos demais sistemas. Na área que atua, da Gerência Corporativa de Agropecuária e Nutrição Animal , tem a responsabilidade técnica veterinária sobre a suinocultura no que diz respeito a sanidade.
Entre os desafios dessa nova gestão está a realização dos encontros técnicos regionais da ABRAVES – SC , que seguem uma tradição de eventos disputados e de alta qualidade técnica com palestrantes competentes e assuntos pertinentes. Por isso o cuidado na elaboração da programação deste que é o primeiro evento realizado na nova gestão do Médico Veterinário Augusto Heck. Os próximos serão realizados em Chapecó, Lages e Videira, ao longo deste e do próximo ano. A inscrições custam R$ 25,00 para profissionais e R$ 20,00 para estudantes e as vagas são limitadas. Mais informações através do email [email protected].