Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

COOPERATIVAS

Cooperados superam a meta da Copacol no Projeto Excelência 460

Objetivo do projeto era elevar a produtividade média de soja para 180 sacas e de milho para 280 sacas por alqueire, totalizando 460 sacas por alqueire

Cooperados superam a meta da Copacol no Projeto Excelência 460

A Copacol encerrou com sucesso o ciclo 2019/2023 do Projeto Excelência Produtividade 460, no qual os cooperados superaram a meta estabelecida. O objetivo do projeto era elevar a produtividade média de soja para 180 sacas e de milho para 280 sacas por alqueire, totalizando 460 sacas por alqueire. No entanto, os resultados superaram as expectativas, com uma média de 466 sacas por alqueire.

Na última safra de soja e milho, os agricultores participantes do projeto alcançaram a impressionante marca de 170 sacas de soja e 296 sacas de milho por alqueire, muito acima da média. A cada quatro anos, a Cooperativa estabelece novas metas para incentivar melhores rendimentos no campo. O primeiro ciclo, iniciado em 2011, visava elevar a produtividade de soja de 137 para 160 sacas por alqueire até 2015, e foi concluído com sucesso. Isso levou à criação do Projeto Excelência Produtividade 440, que também foi concluído com êxito em 2018.

Em 2019, o Projeto Excelência 460 foi iniciado com a finalidade de continuar aumentando a produtividade, e agora chegou ao seu término com um resultado histórico para a Cooperativa. O diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, destacou o sucesso do projeto e a contribuição dos cooperados para atingir as metas.

Nesta edição do projeto, 282 produtores e 80 engenheiros agrônomos participaram, cultivando uma área de 20 mil hectares dividida em oito regionais. Os quatro melhores resultados de cada região foram selecionados para a final, demonstrando a abrangência e a competição saudável entre os cooperados.

Os 32 finalistas receberam uma faca exclusiva e personalizada com seus nomes, como parte das celebrações do encerramento do ciclo do projeto. Os dois melhores resultados ganharam a oportunidade de uma visita técnica aos Estados Unidos. O primeiro colocado geral foi o produtor Helierti Vieira, de Formosa do Oeste, com 7.691 pontos, enquanto a segunda maior pontuação foi alcançada pela produtora Maralucia Cobo Zamarian, também de Formosa do Oeste, com 7.499 pontos. Os engenheiros agrônomos que prestaram assistência às propriedades dos vencedores também participarão da viagem.

Além dos prêmios individuais, os melhores produtores de cada regional foram reconhecidos com um vale-viagem para o Recanto Cataratas Thermas Resort Convention em Foz do Iguaçu, incluindo acompanhante. Os engenheiros que atendem essas propriedades também foram premiados com o vale-viagem.

O sucesso do projeto deve muito ao trabalho do Centro de Pesquisa Agrícola (CPA) da Copacol, que forneceu orientações e dados para melhorar a escolha de sementes, a aplicação de defensivos e os manejos adequados para cada região. O supervisor do CPA, Vanei Tonini, enfatizou a importância da adoção de novas tecnologias para manter e aumentar ainda mais os números de produtividade.

Com os resultados desta edição, a média histórica de soja recebida pela Copacol atingiu 466 sacas por alqueire, superando as marcas anteriores. Isso demonstra o compromisso e a dedicação dos cooperados em busca da excelência na produtividade, mesmo diante de desafios como o atraso na colheita da soja devido ao excesso de chuvas. No entanto, o manejo eficiente e as boas condições climáticas contribuíram para o sucesso do projeto.