Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aquicultura

IFC Amazônia vai promover sustentabilidade na produção de peixes na Região Amazônica

IFC Amazônia vai promover sustentabilidade na produção de peixes na Região Amazônica

Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2023, Belém do Pará será palco do IFC Amazônia, um evento que se propõe a ser a vitrine para a produção sustentável de peixes amazônicos. Com a visão de expandir as fronteiras do pescado da região na cena global, o credenciamento gratuito está disponível mediante inscrição no site www.ifcamazonia.com.br, porém, as vagas são limitadas.

“A proteína proveniente da água pode posicionar o Brasil e demais países amazônicos no mercado mundial. O Brasil já é líder na bovinocultura de corte, na produção e exportação de frango, e é o 4º maior produtor mundial de suínos”, destaca Eliana Panty, CEO da Fish Expo no IFC Amazônia. O evento, que ocorrerá no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, busca ser uma oportunidade para impulsionar a aquicultura brasileira, tornando-a competitiva globalmente.

Eliana Panty ressalta a necessidade de uma transformação na forma de produzir, gerir, comercializar e consumir o pescado amazônico para conquistar novos mercados. “Queremos ser a vitrine de um produto que tenha selo de qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade. Essas são questões fundamentais para o futuro da produção de proteína animal e da segurança alimentar”, afirma.

A Fish Expo no IFC Amazônia reunirá todos os elos da cadeia do pescado, desde a produção até o beneficiamento, com a participação de empresas de nutrição, aditivos, genética, sanidade, automação na produção, equipamentos para embarcações pesqueiras, máquinas de beneficiamento, fornecedores da indústria de processamento, logística, entre outros.

O estado do Pará, sede do IFC Amazônia, destaca-se como um dos grandes expoentes do setor pesqueiro e aquícola do país, com o maior volume de água doce do mundo e um litoral marítimo estratégico. Giovanni Queiroz, Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará, destaca o potencial extraordinário da região para a produção de peixes, sendo um dos maiores do país.

O Governo do Estado do Pará é o principal apoiador do evento, juntamente com entidades do setor, como Infopesca, SEDAP, MPA, ABIPESCA, PEIXE BR, FAO, Sistema FAEPA/Senar, FEPA, SINPESCA, e FEPA. A região amazônica, com sua oferta abundante de grãos e águas, proporciona o cenário ideal para a produção de pescado.

Altemir Gregolin, presidente do IFC Brasil, destaca espécies promissoras como o tambaqui, recentemente premiado na Seafood Expo North America, e o pirarucu, o gigante amazônico. “A região Norte tem uma biodiversidade enorme, mas precisamos focar nas espécies que têm mais potencial”, ressalta.

A produção de pescado pode agregar valor ao Estado, transformando commodities em proteínas de alto valor com selo de Amazônia e sustentabilidade. Eliana Panty destaca que a cadeia da proteína do pescado está em processo de maturação no Brasil, e eventos como o IFC Amazônia desempenham um papel estratégico nesse desenvolvimento. “O evento pode contribuir decisivamente para o processo de maturidade e para a união das entidades”, conclui Panty.