Durante a solenidade de abertura da primeira edição do IFC Amazônia, realizada no domingo (3) no Hangar – Centro de Convenções, em Belém, foram anunciados os vencedores do Prêmio IFC Amazônia, reconhecendo e valorizando iniciativas notáveis no setor pesqueiro.
Eliana Panty, CEO da Fish Expo, destacou que a premiação visa reconhecer trabalhos e inovações que contribuem para o desenvolvimento sustentável da cadeia do pescado na região amazônica. A iniciativa busca assegurar a segurança alimentar e um futuro mais sustentável nos pilares econômicos, sociais e ambientais.
Os vencedores nas diversas categorias foram:
- Inovação em Aquicultura: ACRIPAR – Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia, reconhecida por seu papel no desenvolvimento da piscicultura, transformando o estado no maior produtor de peixes nativos do país.
- Inovação em Pesca na Amazônia: Projeto de manejo e transporte sustentável do caranguejo-uçá, apoiado pelo governo do Pará, que resultou em uma redução significativa da mortalidade no transporte e armazenamento do crustáceo.
- Pesquisa na Amazônia: Embrapa Pesca e Aquicultura, destacada pelo desenvolvimento de pacotes tecnológicos para espécies nativas, promovendo o modelo integrado de produção e outras inovações.
- Sustentabilidade na Amazônia: Norte Energia, premiada pelo compromisso com a proteção ambiental do Rio Xingu e projetos de descarbonização da matriz energética.
- Prêmio Latino Americano de Pescado na Amazônia: Rainforest Aquafarm, do Peru, por abrir o mercado gastronômico americano para espécies amazônicas, além de contribuições para a recuperação de áreas degradadas.
Além disso, o Governo do Pará foi reconhecido por suas políticas públicas visando o desenvolvimento da pesca e aquicultura na região.
O evento também prestou homenagem póstuma ao empresário Gilberto Vaz, reconhecido por suas contribuições pioneiras na piscicultura sustentável paraense, e ao presidente da FEPA, Orlando Lobato, por seus 40 anos de dedicação ao desenvolvimento da pesca artesanal brasileira.
O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil, com a co-realização da Fundep, e conta com o apoio de diversas entidades e órgãos governamentais.