O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) avança nas relações bilaterais entre o Brasil e a Turquia, com uma missão estratégica realizada nesta sexta-feira (1º) em Ancara. Liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, a delegação brasileira, acompanhada por Julio Ramos, secretário-adjunto da SCRI, e Marcel Moreira, diretor do Departamento de Promoção Comercial, participou de encontros visando ampliar a cooperação e o comércio entre os dois países.
Durante as reuniões, o Mapa destacou a capacidade do Brasil em fornecer produtos agropecuários de alta qualidade, seguindo padrões sanitários e religiosos rigorosos, contribuindo para combater a inflação na Turquia. Houve interesse em expandir as exportações de gado vivo e abrir o mercado turco para carnes bovinas e pescados brasileiros.
Em resposta, autoridades turcas manifestaram interesse em aumentar a importação de gado vivo do Brasil e avaliar aspectos técnicos relacionados à carne bovina e ao pescado. Ambas as partes concordaram em negociar um memorando de entendimento e criar um comitê técnico para promover interesses comuns.
- Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui. O segundo lote encerra em 15 de março. Não perca!
A missão incluiu também encontros com o diretor geral do Conselho de Carne e Leite, Mustafa Kayhan, que expressou o interesse em importar 600 mil cabeças de gado anualmente, sendo metade do Brasil, e avaliar a aquisição de carne bovina brasileira congelada.
Além das reuniões, a delegação visitou unidades de confinamento e fazendas em Ancara e Istambul, fortalecendo a parceria no setor agropecuário. Em 2023, o Brasil exportou US$ 2,42 bilhões em produtos agrícolas para a Turquia, enquanto importou US$ 156 milhões, principalmente frutas.