Recentemente, os preços da carne bovina na China caíram drasticamente, enquanto os preços da carne suína continuaram a subir. Em uma visita a supermercados e mercados agrícolas em Shenzhen, província de Guangdong, foi constatado que o preço da carne bovina diminuiu significativamente devido a fatores como demanda de mercado, mudanças na oferta e custos de criação. Em contraste, o preço da carne suína aumentou vários yuans por quilo, levando muitos cidadãos a preferirem a carne bovina.
Durante a visita, foi observado que, em muitos mercados, a carne bovina estava em destaque nas lojas, com sinais de desconto proeminentes. No dia 5 de junho, em um mercado noturno, um comerciante de carne bovina revelou que os preços caíram desde maio. O corte de carne mais barato estava a 100 yuans/kg, uma queda de 10 yuans em relação à semana anterior, enquanto o mais caro estava a 130 yuans/kg.
Nas plataformas online, os preços também estão mais acessíveis. Em sites como Pu Pu e Ding Dong, carnes frescas foram vendidas com desconto: o peito de carne simplificado teve 6,7% de desconto, ficando a 79,8 yuans/kg, e 240 gramas de carne fresca e tenra tiveram 60% de desconto, custando 26 yuans/peça.
Por outro lado, os preços da carne suína dispararam. Um responsável por um mercado de carnes afirmou que o preço de varejo da carne suína aumentou cerca de 2 yuans/kg em maio, e 3-4 yuans/kg em comparação com o mesmo período do ano passado. O volume de vendas diárias de suínos estável em cerca de 1.500, sem grandes flutuações.
Produção e Importação
Em um grande matadouro no distrito de Bao’an, Shenzhen, mais da metade do estoque era de gado vivo. A carne vendida é principalmente de Ningxia, Mongólia Interior, Hebei, Henan, Hengli, Guizhou, Shandong, Foshan, Shaanxi e Yunnan, com Dongguan Hengli respondendo por metade. Em maio, o número acumulado de gado foi de cerca de 25.000, comparado a 16.000 no mesmo período de 2023.
O preço atual do gado vivo é de 20-25 yuans/kg, com o preço de atacado da carne bovina entre 70-82 yuans/kg, bem abaixo dos 27-44 yuans/kg e 76-90 yuans/kg do ano anterior.
Os principais fornecedores de suínos de lã para Shenzhen são Guangdong, Guangxi, Hubei, Hunan, Henan e Jiangxi. O preço nacional dos suínos de lã em maio de 2024 foi de 15,89 yuans/kg, um aumento de 11,12%. Mais de 100.000 suínos de lã foram ao mercado em maio de 2024, praticamente o mesmo número do ano anterior.
Motivos e Tendências
Especialistas do setor apontam que o principal motivo para a queda no preço da carne bovina é o aumento da produção de gado nos últimos anos. A oferta adicional de carne bovina estrangeira, incluindo congelada, também impactou o mercado local. Em contraste, a subida do preço da carne suína deve-se à redução na produção após surtos de febre suína africana e a uma mentalidade de “esperar por uma oferta melhor” entre os criadores.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, entre 24 e 30 de maio, o preço médio da carne bovina no país foi de 71,10 yuans/kg, uma queda de 0,8% em relação à semana anterior e de 16,3% em relação ao ano passado. O preço médio dos suínos vivos foi de 16,70 yuans/kg, um aumento de 6,7% em relação à semana anterior e de 15,3% em relação ao ano anterior. O preço médio da carne suína foi de 26,25 yuans/kg, 4,0% superior à semana anterior e 9,5% superior ao ano passado.
Especialistas esperam que os preços da carne bovina se recuperem de julho a setembro, mas de forma limitada devido à pressão da oferta. Já os preços da carne suína devem continuar subindo no segundo semestre de 2024, com picos esperados em agosto ou dezembro, especialmente durante festivais tradicionais.
Fonte: Shenzhen Daily