Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 em Chapada dos Guimarães (MT), o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, conduziu uma série de reuniões bilaterais que resultaram na assinatura de importantes acordos de cooperação com diferentes países.
Na sexta-feira (13), Fávaro e o ministro da Agricultura do Azerbaijão, Magnum Mammadov, assinaram um Memorando de Entendimento para cooperação em pecuária e saúde animal. O acordo abrange diversos setores, como desenvolvimento da pecuária, saúde animal, fomento à horticultura, genética, biotecnologias de processamento, e controle de pragas e doenças. Fávaro ressaltou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia para o avanço comercial entre os dois países, afirmando que esta é uma oportunidade para firmar acordos comerciais equilibrados e benéficos para ambas as nações.
Magnum Mammadov, por sua vez, destacou a relevância da parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Durante o encontro, ele mencionou discussões com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, sobre pesquisa em mudanças climáticas. A relevância dessa parceria se acentua, considerando que a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) será realizada em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku.
Ainda durante o G20, o Brasil fortaleceu relações bilaterais com Portugal. Fávaro e o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo cooperação institucional e técnica entre os dois países. Fávaro destacou que o acordo abre portas para novos diálogos e parcerias, e solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.
Em outra reunião, Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, firmaram um Memorando de Entendimento para fortalecer a cooperação agrícola entre os dois países. O objetivo é expandir as relações comerciais e assegurar o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão, além de promover sistemas agroalimentares sustentáveis. Durante o encontro, Fávaro destacou o orgulho da relação Brasil-Japão e as oportunidades na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis. A reunião também abordou a transição energética, com Fávaro mencionando a visita à Toyota para discutir a fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil.
Esses acordos e parcerias reforçam a posição do Brasil como um importante ator no cenário agrícola internacional, promovendo avanços comerciais e cooperação técnica em diversos setores do agronegócio.