A carne suína da raça Duroc, conhecida por sua textura macia e alta concentração de gordura entremeada, vem conquistando espaço no mercado gourmet brasileiro. Criada originalmente nos Estados Unidos, a raça tem sido resgatada e comercializada por produtores brasileiros, negociada com preços superiores às cortes suínos tradicionais.
Segundo Helena Farsburg, diretora da Fairfood, empresa especializada em certificação de origem de granjas, a carne Duroc se destaca por suas qualidades sensoriais, apresentando embalagem intensa e marmoreio equilibrado, características que a tornam atraente para os consumidores na busca de produtos diferenciados e de alta qualidade . A demanda crescente por alimentos premium e a valorização de características como sabor e maciez têm impulsionado o interesse por esse tipo de carne.
O segmento de carnes gourmet tem mostrado aumento significativo no Brasil, com consumidores gastando mais por cortes especiais. A carne de Duroc, nesse contexto, surge como uma nova opção para esse público, reforçando o movimento de valorização de produtos suínos no mercado de alto padrão.
Cortes suínos de alta qualidade são vendidos a um valor 20% superior ao da carne suína comum, suas características, como textura macia e sabor acentuado, atraem consumidores exigentes. De acordo com a matéria da revista Suinocultura Industrial.
Acesse a matéria completa aqui: Nova joia da gastronomia premium
Referências: FairFood/ Globo Rural/ Instituto Federal Catarinense