No Chile, o Ministério da Agricultura, em conjunto com a Universidade Católica, está promovendo a pecuária regenerativa, que visa aumentar a produção, mas sem prejudicar os ecossistemas.
Como funciona e quais são as projeções?
“Um dos modelos envolve um grupo de galinhas que, com suas fezes ricas em nitrogênio, ajudam a fertilizar as pastagens por onde passavam os bezerros”, diz Cristopher Ulloa, de Pirque, no Chile.
Pecuária regenerativa e mudanças climáticas
Por sua vez, Pablo Borrelli, considerado o pai da pecuária regenerativa, destaca esse novo paradigma para a produção bovina.
O pesquisador considera que a pecuária regenerativa é considerada um paradigma emergente como parte da solução para as mudanças climáticas e, portanto, o grande valor que alcançou nos últimos anos.
O que é gado regenerativo?
“É uma nova forma de produzir carne, visando à sustentabilidade ambiental, econômica e social, por meio de uma gestão holística.
“Hoje a pecuária está sendo acusada de ser responsável pelas emissões como parte do problema das mudanças climáticas e do bem-estar animal e, infelizmente, essa acusação não distingue tipos de produção pecuária, mas não é tudo igual”, disse Borrell.
A este respeito, afirma que a pecuária regenerativa é um sistema de produção que visa a sustentabilidade ambiental, económica e social, uma vez que restabelece a função dos ecossistemas e produz alimentos de alta qualidade e densidade nutricional, com baixo nível de insumos, permitindo obter rentabilidade e aumento do capital biológico.