A Safira Solar, empresa do Grupo Safira, criada para produzir energia a partir de fonte solar, vai investir R? 300 milhões nos próximos 2 anos para construir 10 usinas fotovoltaicas de Geração Distribuída, totalizando 50 MW de capacidade instalada, com o objetivo de levar energia elétrica de fonte sustentável aos consumidores residenciais.
A empresa já investiu R? 30 milhões deste total em uma usina de 5 MW em Montes Claros (MG) que está em operação e tem capacidade de atender 8 mil residências e mais de 30 mil pessoas. Outras três usinas fotovoltaicas, com capacidade total de 7,5 MW, estão sendo construídas no município de Rio do Prado, também no norte do Estado, fazendo com que a empresa, no curto prazo, alcance 12,5 MW de capacidade instalada destinada aos consumidores mineiros. Contudo, os planos da Safira Solar vão além, e contemplam a construção de mais 7 usinas nos próximos anos, totalizando 50 MW instalados, para dar acesso a uma energia sustentável e mais barata para mais 80 mil unidades consumidoras brasileiras e quase 350 mil pessoas.
“A nossa proposta é democratizar o acesso à energia solar de forma simples, fácil e mais barata, para os consumidores residenciais, inicialmente de Minas Gerais, e, no futuro próximo, de outros Estados brasileiros”, destaca Vinicius Marini Ferreira, sócio-diretor da Safira Solar.
Com um modelo de negócios diferenciado, a Safira Solar opera por meio de uma plataforma 100% on-line, via web ou aplicativo, pela qual os consumidores finais, que residam em casas ou apartamentos, conseguem contratar sua própria energia da usina de geração distribuída compartilhada, sem a necessidade de investir em equipamentos próprios.
A energia gerada pelas usinas da Safira Solar é injetada na rede de distribuição e está acessível a qualquer consumidor que tenha conta de luz na faixa de R? 250,00 por mês. O custo a ser pago pelo serviço será 10% inferior ao que é pago hoje para a concessionária de energia local, reunindo uma dupla vantagem para os consumidores: o custo menor e o acesso a uma fonte renovável.
“O desconto permanente de 10%, concedido ao consumidor quando ele contrata a energia produzida pela Safira Solar, é uma transferência de parte do incentivo que recebemos por produzir energia a partir de fontes alternativas, e é muito justo estender esse benefício ao longo de toda a cadeia de valor”, diz Ferreira, ao acrescentar que, como incentivo adicional, os novos clientes da Safira Solar receberão um desconto de 50% no valor da primeira conta de luz.
O acesso do consumidor residencial a essa energia é, portanto, todo baseado em tecnologia digital, e é realizado de forma semelhante à utilização de serviços de transporte via aplicativo. Basta o consumidor final baixar o app “Safira Solar” da loja de aplicativos do celular e fazer o cadastro. E de forma similar a outros serviços compartilhados, há vantagens para quem o utiliza. O serviço também pode ser contratado pelo site da empresa.
“Mais do que nunca, as pessoas percebem a importância de se preservar a vida e o planeta, e oferecer aos consumidores uma fonte alternativa, complementar e sustentável de energia é um negócio que atende essa preocupação e contribui para a preservação ambiental e ao sistema elétrico nacional”, afirma Ferreira.