Os consumidores ao redor do mundo estão prestes a começar golpeado com preços ainda mais elevados em produtos de uso diário, as empresas de alimentos gigante Unilever Plc a fabricante de lubrificante WD-40 Co – avisado esta semana enquanto lutam com dificuldades de abastecimento.
A fabricante do sabonete Dove e das barras de sorvete Magnum aumentou os preços em mais de 4% em média no último trimestre, o maior salto desde 2012, e sinalizou que os preços elevados continuarão no próximo ano. Um refrão semelhante veio da Nestlé SA , Procter & Gamble Co. e Danone SA , cujos produtos dominam os corredores dos supermercados e armários de cozinha.
“Estamos enfrentando pelo menos mais 12 meses de pressões inflacionárias”, disse o CEO da Unilever, Alan Jope, em uma entrevista à Bloomberg Television . “Estamos em um ambiente inflacionário que ocorre uma vez em duas décadas.”
As empresas estão enfrentando uma terrível mistura de desafios da cadeia de suprimentos, bem como custos mais altos de energia, matérias-primas, embalagem e transporte. Enquanto a maioria dos fabricantes de bens de consumo divulgando os resultados esta semana expressou confiança de que serão capazes de limitar o impacto de longo prazo na lucratividade, isso significa que a dor passa para os consumidores, aumentando o aperto nos bolsos à medida que o Natal se aproxima.
Nos EUA, a inflação acelerou rapidamente para o valor mais forte desde 2008. Nas economias desenvolvidas, os desequilíbrios de oferta e demanda pós-pandemia levaram a taxa para mais de 4% pela segunda vez nas últimas duas décadas.
O retorno do poder de precificação marca uma mudança radical na economia global e representa um novo desafio para os banqueiros centrais, depois de anos sem atingir as metas de inflação. Eles estão tentando descobrir se devem acelerar a remoção do estímulo de economias afetadas pela pandemia ou se manterem firmes porque os aumentos de preços são temporários.
“Esta é uma história consistente em todo o mundo”, disse Jennifer Lee, economista sênior da BMO Capital Markets. “É algo a que os consumidores precisam se resignar agora.”
Normalmente, as empresas aumentam os preços gradualmente, razão pela qual o início de um período inflacionário costuma prejudicar mais a lucratividade. Se eles repassarem os aumentos de custo muito rapidamente, os clientes mudarão para produtos mais baratos dos concorrentes ou adiarão as compras. Alguns também estão presos a contratos, criando um atraso nas famílias que sentem o aperto.
“Você não pode repassar os aumentos de um dia para o outro”, disse o CEO da Nestlé, Mark Schneider, à Bloomberg TV esta semana. “Mas agora essa ação está em andamento.”
O preço geral da Nestlé subiu 2,1% no terceiro trimestre, o mais rápido em pelo menos cinco anos.
Os consumidores em mercados emergentes têm enfrentado a maior inflação até agora, como visto nos resultados da Nestlé. A gigante suíça de alimentos, que fabrica café Nespresso e pizzas DiGiorno, aumentou os preços nesses países em 2,6% nos primeiros nove meses do ano, três vezes a taxa dos mercados desenvolvidos. Schneider espera que as margens caiam este ano devido ao lapso de tempo necessário para repassar os custos mais altos. Então, eles devem retomar a melhoria em 2022.
“O que vemos do ponto de vista da inflação é que a situação vai piorar e então, é claro, estamos trabalhando na precificação para compensar a maior parte disso”, disse Schneider.
A Danone também indicou que os compradores na Europa e nos Estados Unidos não escaparão do aperto. Ela espera que os custos aumentem cerca de 9% no segundo semestre do ano. “Podemos ver taxas de inflação ainda mais altas no próximo ano”, disse o diretor financeiro Juergen Esser em uma teleconferência.
A P&G, fabricante do amaciante Downy e dos lenços de papel Puffs, espera US $ 2,3 bilhões em despesas neste ano fiscal com os elevados custos de commodities e frete. Ele aumentou os preços de vários produtos e diz que a situação continuará a “evoluir”.
O Federal Reserve disse em um relatório sobre a economia dos EUA nesta semana que muitas empresas estão mostrando uma “maior capacidade de repassar os aumentos de custos aos clientes em meio à forte demanda”.
Uma medida das expectativas de inflação dos EUA atingiu seu nível mais alto desde 2005 – um sinal de que os mercados financeiros estão perdendo a fé na ideia de uma inflação “transitória”. No Reino Unido, o crescimento dos preços está caminhando para uma taxa que é mais do que o dobro da meta do BOE.
Os consumidores britânicos estão particularmente expostos à medida que o Brexit amplia os desafios. O setor de hospitalidade do país carece de cerca de 500.000 trabalhadores e enfrenta uma inflação de custos de até 18%, de acordo com a Food and Drink Federation. Os salários dos caminhoneiros estão aumentando à medida que o transporte de mercadorias se torna um pesadelo para os comerciantes do Reino Unido.
A pressão de preço não se restringe a itens de uso diário. Os compradores de carros usados ??no Reino Unido estão gastando cerca de um quarto a mais do que um ano atrás, conforme a demanda crescente entra em conflito com a baixa disponibilidade, de acordo com a Auto Trader Group Plc. Segundo ela, 17% dos veículos com menos de um ano são mais caros do que seus equivalentes novos.
Jay Rembolt, CFO da WD-40, fabricante de lubrificantes e produtos de limpeza industrial com sede em San Diego, disse em uma teleconferência que a empresa está experimentando “aumentos significativos” nos custos de transporte e taxas de fornecedores. Em resposta, está aumentando os preços.
“Vemos os preços ficando elevados até meados do próximo ano, antes de começarmos a ver algum alívio na frente da cadeia de suprimentos”, disse Lee na BMO. “É uma grande luta para se resolver.”