Entre os dias 20 e 21 de agosto, a Cobb-Vantress, líder mundial no fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola, promoveu uma nova rodada do Workshop de Nutrição Cobb. O encontro é dedicado à atualização de informações técnicas, tendências e resultados analisados pela companhia com relação à nutrição do produto Cobb.
Representantes de cerca de 20 empresas clientes da companhia de todo o Brasil reuniram-se nos dois dias de evento, na sede da Cobb, em Guapiaçu (SP), para acompanhar palestras dos mais renomados especialistas da companhia nas áreas de Nutrição, Genética, Qualidade e Serviços.
O primeiro dia do evento contou com apresentação de Frank Siwerdt, Diretor Mundial de Genética da Cobb, a respeito de Avanços Genéticos em Frangos de Corte, Reprodutoras e Tendências. O diretor apresentou os mais recentes estudos da companhia para a evolução do frango, coordenando nutrição e genética. Siwerdt também abordou o conceito de genética de precisão e a importância de se acompanhar as recomendações nutricionais para melhoria do manejo, com foco nos avanços da genética.
O gerente-geral da consultoria Agri Stats, Geraldo Broering, foi convidado a demonstrar a equação Produtividade x Rentabilidade na avicultura. O palestrante abordou o cenário atual do milho e da soja e tendências de manutenção de preços para os próximos meses. O especialista também abordou as diferenças entre o foco na rentabilidade, relacionada ao custo do frango, e na produtividade, que analisa a conversão alimentar.
Na sequência, foi a vez do especialista em Nutrição do Suporte Técnico Mundial, Vitor Brandalize, abordar a nutrição de matrizes pesadas. O palestrante mostrou a evolução do frango ao longo das últimas décadas e recomendou a redução da densidade do alilmento para melhorar a uniformidade dos lotes de matrizes.
O segundo dia do evento contou com palestras do gerente regional do time de serviços da Cobb, André Murcio, sobre o manejo do Macho MV. O especialista abordou os resultados e a performance em eclosão do produto e a grande melhoria em conversão alimentado do frango MV. Murcio demonstrou ainda os aspectos nutricionais do Macho MV e a importância do correto manejo de recria para os resultados positivos.
Justina Caldas, especialista em Nutrição do Suporte Técnico Mundial da Cobb, abordou a nutrição de frangos de corte, com dados obtidos a partir de análises da Cobb com relação a nutrição recomendada ao frango e potenciais de melhoria de resultados. Vitor Brandalize apresentou no segundo dia do evento miopatias em frangos, abordando as principais miopatias avaliadas atualmente e os esforços da Cobb para reduzir a ocorrência destas alterações.
A tarde do encontro teve um espaço destinado à abordagem da Salmonella, com apresentações de Felipe Caron, da Universidade do Paraná, sobre pontos críticos no controle da Salmonella. O palestrante compartilhou orientações básicas para o controle de Salmonella, com exemplos de práticas bem sucedidas em limpeza e desinfecção, além de controle de pragas e de acesso de pessoas e veículos.
O especialista do time de Serviços, Eder Barbon , apresentou o Guia de Salmonella da Cobb, com uma abordagem sobre as indicações do material e como aplicar os conceitos em granjas, fábricas de ração e frigoríficos. O gerente de Qualidade e Sanidade da Cobb, Leonardo Sestak, encerrou o ciclo de palestras com orientações para o melhor controle da enfermidade em fábricas de rações e Ingredientes. Sestak mostrou insights sobre o comportamento da Salmonella e qual o processo de contamniação, além da importância da desinfecção em todos os materiais e etapas do processo produtivo.