O futuro da nutrição é uma preocupação latente em todo o mundo. A crescente população, os estudos para acabar com a fome, a promoção da agricultura sustentável com uma melhora da alimentação e ainda a segurança alimentar acabam por fazer com que esses pontos sejam extremamente estudados por diversos setores.
Apesar de tudo isso ser muito importante, talvez o ponto essencial seja o custo envolvido com a produção dos animais, especialmente com a alimentação, que chega a ser 70 – 80% do valor total.
A AB Vista acredita na possibilidade do uso de ingredientes substitutos às fontes tradicionais, que podem trazer diversos benefícios para a alimentação dos animais. Para tanto, o Gerente Técnico LAM, Dr. Alexandre Brito realizou pesquisas de diferentes opções como novas fontes de nutrição.
Diferentes cereais usados na dieta dos monogástricos podem ser incluídos na dieta com o objetivo de melhorar o desempenho zootécnico e reduzir os custos de formulação.
“Ingredientes como sorgo, milheto e girassol podem reduzir os custos da alimentação. Existe a oportunidade, caso bem manejado, de inclusive observarmos melhoras do potencial zootécnico dos animais, aproveitando parte desta redução de custos para o investimento em níveis nutricionais, bem como com uso de aditivos enzimáticos (em especial fitases e xilanases) para redução de seus fatores antinutricionais. Para isso, devemos ter conhecimento de cada uma das alternativas possíveis, e implementá-las de maneira adequada, para termos êxito nas trocas de grãos”, revela Dr. Alexandre.
Tanto a fitase quanto a xilanase são ferramentas essenciais para a redução de custos da alimentação, além de trazerem uma série de benefícios, como a maximização do aproveitamento de nutrientes. Além disso, a adição de enzimas nas aves aumenta a absorção de energia e de nutrientes essenciais para o desenvolvimento dos animais.
As duas enzimas apresentam resultados positivos, gerando melhoria na digestão e absorção de nutrientes que normalmente não seriam absorvidos pelos animais. As enzimas ainda permitem uma redução do efeito antinutricional dos compostos presentes nos alimentos e garantem a maior absorção de energia nas aves.