A C. Vale neste mês de outubro completa 20 anos de atividades do seu complexo avícola. Em duas décadas, a cooperativa se tornou a maior planta industrial do Brasil em abate de frangos adultos e, recentemente, anunciou a inauguração de seu abatedouro de peixes, que vai gerar 450 novos postos de trabalho que, somado ao número de 5.367 que já trabalham no complexo avícola, passará a empregar 5.817 colaboradores nos complexos de peixes e aves.
Segundo informações da C. Vale, a cooperativa começou abatendo 16 mil frangos/dia em 1997 e, atualmente, processa 530 mil aves/dia. “Nossa meta mais imediata é chegar aos 600 mil frangos por dia até o final de 2018”, afirmou o presidente da C.Vale, Alfredo Lang. A meta de longo prazo é chegar a 1,2 milhão de frangos/dia. É a maior planta industrial do Brasil em abate de frangos adultos, com investimento, em 20 anos, de R$ 1,2 bilhão. São 874 aviários produzindo diariamente para a cooperativa que se soma 19.715 associados e 8.920 funcionários.
Lang comentou que o peixe e o frango são parte das opções de diversificação que a cooperativa oferece para ajudar a manter o produtor e sua família no campo.
Durante a cerimônia, a diretoria da C.Vale prestou homenagem a Egídio Pandini, primeiro avicultor da cooperativa, Vanderlei Zanella, primeiro funcionário do complexo, Flávio Paulert, primeiro contratado para o abatedouro de peixes, e Celson Heffmann, de Nova Santa Rosa, primeiro piscicultor do sistema de integração da C.Vale. Com informações C.Vale.