O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, que se encontra em Missão oficial à Espanha, anunciou nesta quinta-feira (19/10), durante visita à feira Fruit Attraction, em Madri, que empresários espanhóis vão instalar duas unidades produtoras de ovos fritos congelados e líquidos pasteurizados no estado do Rio Grande do Sul.
“É uma excelente notícia”, comemorou nNovacki, destacando que o investimento de 10 milhões de euros irá gerar renda e melhor qualidade de vida a trabalhadores.
As fábricas, que usam tecnologia inovadora, serão instaladas nos municípios de Farroupilha, que fará ovo frito congelado, e, em Feliz, o líquido pasteurizado. O grupo pretende abastecer redes de fast food, e supermercados brasileiros e da região do Mercosul.
Segundo o diretor executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, em novembro, os espanhóis já assinarão com produtores gaúchos contrato para fornecimento da matéria prima. O Rio Grande do Sul produz anualmente 3,5 bilhões de unidades. O diretor observou que os processos industriais garantem inocuidade do alimento e mantêm as características nutricionais.