Com foco no fortalecimento do setor agroindustrial da região, verticalização da produção e agregação de valor das cadeias agroindustriais será instalado núcleo de produtividade e inovação em evento que acontece em Sorriso no Mato Grosso, uma das maiores cidades produtoras de soja do mundo.
O evento acontece na quinta-feira, (31/08) às 18h30, no Centro de Eventos Ari José Riedi com assinatura do Termo de Cooperação Técnica e um talk show com o tema “A importância da verticalização na agroindústria brasileira”. O evento é realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão ligado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a Fundação para o Desenvolvimento Agro Ambiental, Científico e Tecnológico de Sorriso (Fundação Sorriso) e o Sindicato Rural, com a participação de instituições como a Embrapa Agroenergia.
Guy de Capdeville, chefe-geral da Embrapa Agroenergia, um dos painelistas do talk show fala do fortalecimento da parceria com a ABDI e da execução de um projeto sobre biomassa para bioeconomia nessa Região de Sorriso. “Vamos aproveitar o evento para conhecer os parceiros locais e os gargalos tecnológicos regionais”, desta Capdeville.
Além de Capdeville, o debate conta a participação do professor da Universidade Federal de Viçosa, Ronaldo Perez, que mediará o painel junto da coordenadora geral de recursos naturais e agroindústria do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Rita Milagres, e do diretor do Agrihub, Heygler de Paula.
Durante o evento, a ABDI, a Prefeitura de Sorriso, a Sociedade Rural e a Fundação Sorriso vão assinar o termo de cooperação técnica para a instalação do núcleo da Rede Nacional de Produtividade e Inovação (Renapi). De acordo com a ABDI, a Rede visa apoiar municípios, estados e aglomerações produtivas em ações voltadas ao desenvolvimento industrial com implantação de projetos de pesquisa. O município de Sorriso, no Mato Grosso, foi escolhido para sediar o terceiro núcleo de produtividade e inovação da ABDI, órgão ligado ao MDIC, sendo o primeiro em Recife/PE e o segundo em Cacoal/RO.
Visitas técnicas
Aos participantes do evento, também estão programadas visitas técnicas às unidades industriais da Caramuru Alimentos e Nutribrás, para conhecerem as fazendas, instalações e de todo o sistema de produção.