O professor associado e especialista em extensão da Scott Hall, Prestage Department of Poultry Science North Carolina State University, Edgar O. Oviedo-Rondón, é um dos palestrantes do 10º Simpósio Técnico da ACAV (Associação Catarinense de Avicultura), programado para o período de 16 a 18 deste mês, no Sibara Flat Hotel & Convenções, em Balneário Camboriú.
A apresentação de Oviedo-Rondón está programada para as 8h30 da quarta-feira (17) e abordará o tema “Fatores que interferem no desenvolvimento embrionário e impactam no metabolismo do frango”.
O palestrante realça que vários fatores ambientais ocorrem durante a incubação e podem afetar o metabolismo do embrião, induzindo mudanças metabólicas na vida pós-eclosão, o que afeta a viabilidade, imunidade, saúde, produtividade, comportamento dos frangos e até a qualidade física e microbiológica das carcaças. Na prática diária da incubação, os principais problemas são as desuniformidades em ventilação para proporcionar as temperaturas, tensões de oxigênio, evacuação do CO2 e a umidade necessária em cada fase de desenvolvimento embrionário e para cada tipo de ovo que se recebe no incubatório, gerando microambientes que podem ser considerados nocivos para alguns embriões.
Entretanto, a maioria dos embriões tem a capacidade de sobreviver nas condições mais adversas, devido à plasticidade do metabolismo, podendo se adaptar aos fatores estressantes. Porém, geram respostas fenotípicas que podem diminuir o crescimento e a utilização de nutrientes, interferindo na expressão genética para obter a máxima produtividade das aves. A palestra abordará principalmente os fatores da incubação que podem modular o metabolismo embrionário, os efeitos negativos da incubação subótima no metabolismo de diferentes tecidos e possíveis efeitos positivos de algumas práticas de incubação.
Clique aqui e confira a programação completa.