A 3ª edição de Florestal e Biomassa -Feira de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços, acontece de 18 a 20 de setembro de 2013, no Centro de Exposições Conta Dinheiro, em Lages (SC). A realização de três edições consecutivas evidencia a consolidação desta feira de negócios, que tem uma localização estratégica, na cidade catarinense de Lages, que é um importante polo produtor do setor de base florestal/madeireiro. O evento tem atraído um público visitante qualificado, com poder de decisão sobre os investimentos de suas empresas. Eles vêm em busca de novas tecnologias e soluções.
Objetivos:
O evento tem por objetivo a difusão de informações e tecnologia relevantes para a cadeia produtiva da madeira, com foco no aproveitamento eficiente e sustentável da madeira, desde a silvicultura até sua colheita, transporte, industrialização e processamento de seus resíduos na geração de energia. Assim, em estreita colaboração com parceiros, expositores e público visitante, Florestal e Biomassa está se desenvolvendo antenada às crescentes demandas da indústria de base florestal/madeireira.
Diferencial:
A feira traz o que há de mais atual em termos de conceito de evento técnico, incluindo em sua programação várias demonstrações dinâmicas em área externa, como poda e desbaste, colheita mecanizada e carga/descarga e transporte de toras. Além das oportunidades de desenvolver fornecedores e, principalmente, fazer negócios, os participantes de Florestal e Biomassa 2013 terão acesso às tendências do setor que, entre outros fatores, apontam para novas soluções, mais eficientes e sustentáveis, para a otimização da produtividade e o aproveitamento de seus resíduos.
Resultados:
Os resultados obtidos nas duas primeiras edições, principalmente no que diz respeito à geração de negócios e abertura de novos mercados para as empresas expositoras, demonstram que Florestal e Biomassa tem um caminho promissor pela frente. A perspectiva de geração de negócios na edição de 2012 teve um incremento de 150% em relação à 2011, provando ser uma excelente base para impulsionar os negócios da região. Temos certeza que em 2013 esse volume irá aumentar, consolidando a região como polo do setor florestal/madeireiro. Estamos trabalhando muito para isto. Nossa expectativa para esse ano é que Florestal e Biomassa aumente em 30% o nº de expositores e em 50% o número de visitantes.
Programação técnica:
No setor florestal o pilar de sustentação de soluções tecnológicas e de fomento é o conceito de gestão florestal baseado no melhor uso dos recursos naturais e produtivos, tendo em vista alcançar os objetivos estratégicos de gestão das empresas, que são garantir ativos florestais, bons índices de produtividade e competitividade no mercado. Assim, além da exposição, está sendo preparada para sua 3ª edição uma programação focada na gestão florestal sustentável e eficiente.
A busca cada vez maior por fontes renováveis para a geração de energia torna de grande relevância o debate sobre as condições necessárias para o desenvolvimento de negócios focados na produção de biomassa florestal. Este tema, também, voltará a ser debatido durante o evento, em uma região que reúne todas as condições para a produção e comercialização de biomassa florestal.
Área disponível:
Florestal e Biomassa ocupa uma área de 10.000m², divididos em dois setores distintos, que oferecem condições ideais para a exposição de máquinas, equipamentos, produtos e serviços do setor de base florestal/madeireiro: área útil coberta de 1.500m², mais auditório de 500m², e uma área externa de 8.000m² para demonstrações dinâmicas de máquinas e equipamentos.
Florestal e Biomassa, que é uma realização do SINDIMADEIRA de Lages e da Associação Rural de Lages, é promovida e organizada pela Hannover Fairs Sulamérica, empresa do mesmo grupo Deutsche Messe AG, organizador da LIGNA Hannover, a mais importante feira do mundo no setor.