Eventos para médicos, nutricionistas, estudantes e universidades com degustação de omeletes, palestras sobre produção de ovos, exposição de bonecos comemorativos, distribuição de folders informativos, de papéis para bandejas de restaurantes e divulgação de receitas especiais, como moqueca de ovos, estão entre as principais ações da Semana do Ovo deste ano.
O objetivo é levar informações e esclarecer questões sobre os benefícios deste alimento e promover seu consumo no país, explicou o médico veterinário e Diretor do Instituto Ovos Brasil, José Roberto Bottura, no lançamento da Semana do Ovo, que aconteceu na última quinta-feira, dia 12 de setembro, em São Paulo, com uma reunião entre produtores, profissionais do setor, empresas e representantes do varejo, na sede da entidade, em São Paulo.
“Queremos aumentar o consumo médio de ovos no país de 164 unidades por habitante no ano passado para 208 ovos per capita até 2016”, anunciou o membro da Comissão Organizadora da Campanha para os convidados. Ele comemora o resultado atingido no ano passado, quando a campanha atingiu 2 milhões de pessoas em todo o país e as vendas de ovos especiais aumentaram em 30% na rede Pão de Açúcar.
O lançamento teve ainda a apresentação da nova identidade visual da campanha, que foi produzida por estudantes da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC Campinas após vencerem um concurso para as melhores peças publicitárias, realizado pelos organizadores da campanha no ano passado. As cotas de patrocínio para este ano também foram apresentadas na ocasião.
A Novus do Brasil confirmou sua contribuição como co-organizadora da Semana do Ovo neste ano. “Acreditamos que aumentar o consumo de ovos no país é uma maneira eficiente de melhorar a dieta do brasileiro, além de ajudar o produtor a desenvolver o seu negócio”, explicou o coordenador de Marketing da Novus do Brasil, Guilherme Fray.
A Semana do Ovo 2013 será de 7 a 11 de outubro, contudo as ações de divulgação começaram desde a reunião de lançamento. A campanha conta com a participação de representantes de todos os elos da cadeia produtiva, desde produtores, passando pelas principais empresas do setor, até o varejo, no maior evento do setor. Outras informações sobre a Semana do Ovo podem ser encontradas no site www.diadoovo.com.br.
Principais Ações
As maiores ações de promoção do ovo neste ano vão começar em um evento para médicos nutrólogos que vai acontecer de 26 a 28 de setembro, em São Paulo. Nesta ocasião os organizadores da campanha vão ministrar uma palestra sobre a produção de ovos para os participantes. Distribuição de bonecos comemorativos, chamados João Ovão, folder com informações sobre os benefícios do ovo para a saúde humana e degustação de omeletes farão parte das ações neste encontro.
O mesmo formato será adotado no Mega Evento, focado para nutricionistas, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, de 3 a 5 de outubro. No dia 3 de outubro será realizado o já tradicional Ciclo de Palestras com degustação de omeletes para estudantes de zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), no campus de Pirassununga. Uma rede de academias de Campinas, a Ômega Academia vai expor banner da campanha na recepção e na sala de musculação de suas quatro unidades com folders especiais sobre os benefícios do ovo para a prática esportiva durante todo o mês de outubro. Na semana de 7 a 11 de outubro, a campanha da Semana do Ovo fará degustação de omeletes em suas unidades.
Apoio
A campanha de comemoração da Semana do Ovo no Brasil é realizada pelo Instituto Ovos Brasil (IOB) e pela Novus do Brasil com o apoio de empresas do setor. Para este ano já estão confirmadas a adesão de empresas como a Sanovo, Merial, Novus do Brasil, Ourofino, Porto Alimentos, com a marca Label Rouge, DSM, Agroceres Multimix, Uniquímica e Grupo Pão de Açúcar, com as bandeiras Extra e Pão de Açúcar. Outras empresas vão confirmar suas adesões após o lançamento nesta quinta-feira.
No Canal Oficial da Semana do Ovo estão a Revista do Ovo, o Ovosite, a Revista do Avisite, o Avisite, a Revista Avicultura Industrial o site Avicultura Industrial, a Revista AveWorld, o site AveWorld, o jornal O Presente Rural, o site O Presente Rural, a Revista A Hora do Ovo, o site A Hora do Ovo, a Revista Agromais, o site Agromais e o Portal Agrolink.