Está em execução no grande oeste de Santa Catarina o maior programa de formação profissional-empresarial do setor primário da economia sulbrasileira – o projeto de DESENVOLVIMENTO DOS EMPREENDEDORES RURAIS COOPERATIVISTAS sustentado pela Coopercentral Aurora, Sebrae, Senar, Sescoop e pelas cooperativas agropecuárias CooperAlfa, Cooperitaipu, CooperAuriverde, Cooper A1, Copérdia, Caslo, Coperio e Coopervil.
O programa absorve, neste ano, investimentos da ordem de 1 milhão 173 mil reais, valor assegurado pelos parceiros envolvidos. A expressão de sua grandiosidade, entretanto, está nas mudanças e transformações oportunizadas na clientela atendida que, neste ano, será de 4.538 proprietários de estabelecimentos rurais.
O convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Aurora será assinado às 14 horas desta segunda-feira (12/03) na sede da Coopercentral, em Chapecó, pelo presidente do sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo e pelo superintendente do Senar, Gilmar Zanluchi com o presidente da cooperativa central Mário Lanznaster. O Senar aportará 150 mil reais no programa.
Essa é uma das mais antigas e vitoriosas parcerias orientadas para a profissionalização de produtores rurais do país. O Sebrae/SC, o Senar e o Sescoop formaram em quinze anos mais de 40.000 empresários rurais através do programa de desenvolvimento de empreendedores rurais cooperativistas no grande oeste de Santa Catarina.
Trata-se de um imenso programa de formação profissional rural do país com duas vertentes: o programa De Olho na Qualidade e Qualidade Total Rural que reúne recursos da Coopercentral Aurora em parceria com Sebrae, Senar, Sescoop e cooperativas agropecuárias filiadas. Os investimentos permitem a formação anual de milhares de produtores rurais do extremo oeste, oeste, meio-oeste, planalto norte e planalto serrano de Santa Catarina.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, explica que o foco é o gerenciamento da propriedade e a solução de problemas, tendo, como beneficiadas, as famílias de produtores de suínos, aves, grãos e leite filiadas às cooperativas agropecuárias.
Durante todo o ano, o esforço instrucional geral compreenderá 82 turmas com 4.538 participantes e carga horária total de 11.847 horas/aula, informa o coordenador de treinamento da Coopercentral Aurora, Joel José Pinto.
Serão formados 360 participantes no programa Qualidade Total Rural tradicional (QTR), 504 no QTR revisado; 1.584 produtores no programa De Olho; 60 técnicos no De Olho para granjas, outros 30 no curso de capacitação de técnicos. Outros 2.000 produtores que concluíram, no passado, esses dois cursos farão os seminários da qualidade com o objetivo de reforçar a aprendizagem.