De 02 a 04 de abril, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) inova em mais uma edição da AveSui América Latina 2012. Neste ano, a proposta é realizar oficinas de cortes suínos, ao vivo, para o público presente na feira e também profissionais de açougue e supermercados. A ação inédita faz parte do plano de ações do Projeto na cidade de São Paulo para intensificar o consumo de carne suína, que acontece em parceria com a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS) e o Sebrae-SP.
Junto do Sindicato Varejista de Carnes Frescas de São Paulo, a expectativa dos coordenadores do Projeto no estado é reunir inúmeros profissionais de açougue de supermercados e casa de carnes no “Curso de Capacitação em Tecnologias de Cortes Suínos”, que será realizado ao vivo durante a feira, no stand do Sebrae-SP e PNDS. Para apresentar os novos cortes da carne suína para a agroindústria regional e promover a inserção dos novos modelos de consumo da carne suína no mercado de São Paulo e região, o PNDS junto ao Sebrae-SP estarão com stand de 140m², onde os paulistas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a carne suína e suas qualidades nutricionais e oportunidades que apresenta para o varejo.
No espaço também serão realizadas reuniões com futuros parceiros do PNDS no estado. Segundo o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, “esse encontro é uma grande oportunidade de apresentarmos o potencial do projeto para alavancar as vendas de carne suína no estado, considerado o maior polo econômico do país”, comentou.
O PNDS também levará ao público presente da edição de 2012 da AveSui, as diferentes formas de servir a carne suína no dia a dia, inovando com a degustação de risoto suíno e cortes como filé mignon e picanha. Junto de cartilhas de receitas desenvolvidas para mostrar como essa proteína pode ser versátil em diversos empreendimentos e diferentes nichos, como restaurantes, padarias, refeições coletivas, a entidade tem como objetivo ampliar o conhecimento do consumidor a cerca das possibilidades de preparo da carne. O visitante também poderá conhecer os corte de carne suína do frigorífico CowPig, que estará presente no stand apresentando o que essa proteína tem de melhor.
Na oportunidade, a APCS também irá comemorar os 45 anos de fundação da entidade em coquetel durante a Abertura Oficial da feira. Fundada em 30 de Março de 1967, na cidade de Ribeirão Preto, a entidade conta atualmente com 80 associados e possui destaque dentro da cadeia suinícola nacional, desenvolvendo concepções pioneiras que ressaltam a qualidade da proteína brasileira aos olhos do mundo. Uma delas é o ‘Selo Suíno Paulista’, o qual 15 associados já conquistaram.
A feira se realizará nos dias 2, 3 e 4 de abril no Expo Center Norte em São Paulo, considerado um dos principais polos de negócios da América Latina, e um dos melhores destinos no Brasil para a realização de eventos.