Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Sanidade animal para conquistar novos mercados no Tocantins

Secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, fez referência aos investimentos do governo do Estado e à parceria com os pecuaristas.

“Essa campanha marca um grande avanço na geração da economia tocantinense. O governo sempre apoiou a melhoria da sanidade animal, pois os mercados interno e externo exigem cada vez mais uma carne de qualidade,” assim expressou o vice- governador João Oliveira, durante a abertura oficial da I etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, realizada na manhã deste sábado, 5, no Parque de Exposição Agropecuária, em Araguaçu, região Sul do Estado. A campanha encerra no dia 31 de maio.

Em seu discurso, o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, fez referência aos investimentos do governo do Estado e à parceria com os pecuaristas. “Essa parceria é fundamental para o crescimento do agronegócio. Devemos imunizar nossos animais e buscar novas tecnologias para alcançarmos novos mercados. E essa região de Araguaçu, município de maior rebanho do Estado, é resultado de grandes esforços para o crescimento do rebanho”, destacou.

Café lembrou também da importância de se manter a sanidade do rebanho tocantinense. “Estamos comemorando os 15 anos livre da febre aftosa, com vacinação. Temos que prosseguir com os bons índices de vacinação para que possamos comemorar sempre. Isso é de grande importância para o crescimento do agronegócio tocantinense”, enfatizou.

De acordo com o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Geraldino Ferreira Paz, o Estado conquistou grandes avanços na sanidade animal. “É desta forma que iremos atingir um índice cada vez melhor na sanidade animal em nosso Estado. Prova disso é o resultado alcançado em cada campanha. Em 2011, o Tocantins foi o segundo estado com melhor índice de vacinação, ficando atrás apenas do estado do Mato Grosso”, enfatizou.

Para o superintende da SFA – Superintendente Federal de Agricultura, Jalbas Manduca, esse progresso da pecuária tocantinense é fruto de grandes parcerias entre o Ministério da Agricultura e o Estado. “Essa parceria gerou grandes avanços na economia do Tocantins, nos últimos anos. Há dez anos, o Estado exportava U$ 800 milhões de carne bovina. Em 2011 alcançou a marca dos U$ 5,3 bilhões, exportando para mais de 130 países”, enfatizou.

O pecuarista, Luiz Fonseca, um dos grandes criadores de gado da região, disse que para obter um grande rebanho com alto padrão de qualidade é necessário investir em tecnologia. “No meu rebanho eu uso duas tecnologias avançadas, a IATF – Inseminação Artificial de Tempo Fixo e o melhoramento genético. Isso proporcionou um rebanho de qualidade”, declarou. Fonseca disse ainda que pretende aumentar um rebanho, dobrando as mil cabeças de gado que possui atualmente.

Dados – Na I etapa da campanha de vacinação antiaftosa de 2011, realizada em maio, foram imunizados 99, 41% do rebanho, ou seja, 7.859.273 dos 7.905.845 animais existentes. Na segunda etapa, realizada em novembro, índice subiu para 99,43%, imunizando 3.461.732 animais dos 3.481.490 em idade vacinal, já que na segunda etapa da campanha, somente os animais com até 24 meses recebem a dose da vacina.