Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Missão dos Estados Unidos analisa produção avícola baiana

Foco está no conhecimento da defesa sanitária da avicultura do Estado.

Missão dos Estados Unidos analisa produção avícola baiana

Para conhecer o sistema de produção de aves e a Defesa Sanitária Animal baiana, uma missão americana visitou Feira de Santana, pólo avícola do Estado. O grupo pretende estabelecer protocolo de acordos comerciais e, para isso, esteve no município na última semana, auditando granjas de produção e criação de aves de subsistência.
   
Acompanhados por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), a missão americana também avaliou aspectos relacionados à biosseguridade, investigando as principais doenças avícolas. “A possível exportação para os Estados Unidos representa não apenas a consolidação da qualidade do nosso produto, mas também o rompimento de barreiras comerciais e a abertura de mercados”, ressalta o secretário de Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.
   

or intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o fator determinante para a inclusão da Bahia no roteiro da missão foi o fato de ser o único Estado da Federação classificado com o status sanitário “B” em relação ao Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), que visa o controle e a prevenção das Doenças de Newcastle e Influenza Aviária no Brasil. Com a liberação da exportação para os Estados Unidos, a expectativa da Seagri e da Adab é que a produção do setor aumente, criando empregos e alavancando a economia baiana.
   
No escritório regional da Agência em Feira de Santana, a missão americana analisou os controles de vigilância ativa e passiva nas granjas avícolas e documentos referentes aos monitoramentos dos sítios de pouso de aves migratórias. Também foi examinado o sistema de fiscalização e rastreabilidade do trânsito das aves, por meio das barreiras sanitárias fixas e móveis, e os protocolos no atendimento às notificações de doenças das aves.
   
“Todos os procedimentos de defesa exercidos pela Agência contribuem para a segurança e o desenvolvimento da atividade avícola da Bahia”, afirma o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres.
   
“Esta visita demonstra o entendimento de toda a cadeia produtiva em oferecer um produto de qualidade à população, colocando a Bahia em condições de competitividade em todas as Unidades da Federação”, aponta o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal. As informações partem da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri).