Hoje (21), o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural João Rodrigues e o diretor geral Airton Spies acompanham os Técnicos da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) que visitam o oeste de Santa Catarina.
Os técnicos da OIE vêm ao estado para inspecionar quatro empresas associadas à União Brasileira de Avicultura que participam de um Projeto Piloto de Compartimentação Sanitária da Cadeia Produtiva Avícola, que objetiva adotar a regionalização da defesa sanitária na produção avícola.
Segundo Airton Spies, este projeto cria estratégias para melhorar o controle sanitário da avicultura. “Havendo um foco de doença em uma região ou compartimento não será necessário bloquear o acesso ao mercado da produção de todo o Estado ou país”. Spies ressalta ainda que a compartimentação dá garantias aos importadores de produtos avícolas brasileiros, assegurando que não há riscos sanitários de aquisição de carnes de frango do Brasil.
A medida atende as Diretrizes do Código Zoosanitário da OIE, estabelecida como meio para reduzir o impacto sobre a produção de aves diante da possível ocorrência de um foco de doenças. A expectativa é que o projeto piloto seja concluído até o fim de 2012.
As empresas brasileiras que participam desse projeto-piloto são a Sadia (unidade de Lucas do Rio Verde/MT), Perdigão (de Rio Verde/GO), Seara (Itapiranga/SC) e Cobb (São José do Rio Preto-SP).