O Curso de Especialização em Tecnologia de Carnes foi criado em 2000 e já formou mais de 200 alunos em 13 turmas, com o mérito de transformar o conhecimento adquirido pelo CTC/Ital em valiosas contribuições para as empresas. O sucesso do curso, medido pela satisfação e resultados profissionais alcançados pelos ex-alunos, se deve à união da teoria com a prática nas empresas.
Trata-se de um curso teórico e prático que oferece uma visão global das indústrias das áreas de bovinos, suínos, aves e pescado com forte embasamento na tecnologia de processamento dos produtos cárneos dessas indústrias. Essas aulas de processamento e as aulas de abate e cortes cárneos são realizadas em nossa planta piloto. As práticas voltadas para a microbiologia e para as análises fisíco-químicas são realizadas em nosso laboratórios especializados.
O formato do curso está voltado para a multiplicidade de objetivos dos participantes e permitirá que ao seu final os mesmos estejam aptos:
a) a trabalhar na produção, controle de qualidade e gerenciamento de unidades de produção de produtos cárneos;
b) a compreender o significado dos insumos e equipamentos no processamento de produtos cárneos;
c) a compreender melhor os fundamentos técnico – científicos de utilização de processos e de conservação de produtos, se com experiência empírica prévia;
d) a explorar os potenciais de tecnologias emergentes como agregadoras de valor a produtos e diferenciais de competitividade;
e) a se preparar para uma futura atividade de pós graduação que poderá ser realizada mais facilmente.
Por que participar do curso de Especialização em Tecnologia de Carnes
A escolha de um curso de especialização é importante, pelo investimento em tempo e recursos necessários e, ao mesmo tempo, difícil pela variedade de cursos oferecidos.Assim, o Curso de Especialização em Tecnologia de Carnes possui os seguintes diferenciais:
• disciplinas voltadas à formação do novo perfil profissional.
• quadro de professores com experiência na área.
• inúmeras aulas práticas na planta-piloto e nos laboratórios que facilitam a assimilação do conhecimento por parte dos alunos.
• visitas em frigoríficos e em empresas de processamento de carnes.
• rigor acadêmico exigindo provas e dedicação dos alunos.
• seleção criteriosa dos alunos visando criar uma turma com conhecimentos variados e que possam contribuir para a aprendizagem de seus colegas.
• certificado emitido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, vinculado a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e que se tornou um dos Institutos mais respeitado do país na área de alimentos.
A interação entre os diversos perfis dos alunos do curso permite que sejam desenvolvidos os talentos individuais, flexibilidade, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, dinamismo, agilidade, comprometimento e consultorias. Essa heterogeneidade também contribui para a formação da rede de contatos dos alunos, já que este é um dos elementos-chave para a definição do sucesso das ações.
Para outras informações desta pós-graduação e de como proceder para se inscrever encontram-se no site: www.ital.sp.gov.br/ctc , pelo telefone 019 3743 1884 ou no próprio Centro de Tecnologia de Carnes CTC/Ital – Av. Brasil, 2880 Jd. Chapadão – Campinas (SP)