[quotes_menu]

Agroindústrias

Certificação halal para Pioneiro

Pioneiro Alimentos obtém certificado Halal para produção de aves e deve buscar oportunidades nos países árabes.

Certificação halal para Pioneiro

Em busca de oportunidades nos países árabes, maior mercado importador do frango brasileiro, no final de 2010, a Pioneiro Alimentos obteve a certificação halal para sua produção de aves. A partir daí, a empresa criou uma marca específica de exportação para estes países e já tem Iraque e Jordânia como seus clientes. Agora, a companhia quer expandir suas vendas na região.
“O mercado árabe nos proporciona um melhor retorno, e não só financeiro, mas de parcerias com os clientes. Oferecemos um produto mais elaborado, você melhora a qualidade interna do abatedouro. A certificação halal veio nos dar um selo de qualidade junto aos importadores”, destaca Pollyana Thibes, responsável pela área de Qualidade dos Produtos e Vendas Externas.

Além da certificação halal, que assegura que as aves foram abatidas de acordo com preceitos islâmicos, a Pioneiro adaptou sua marca de exportação para o mercado do Oriente Médio. A marca Mana Foods, com os quais seus produtos são vendidos no exterior, virou Al Mana, com destaque para o selo halal e inscrições em árabe nas embalagens.
Pollyana conta ainda que a empresa pretende fazer um trabalho de divulgação nos países árabes para ajudar a tornar a marca conhecida. As ações devem incluir anúncios e participação em feiras com estandes próprios. “Queremos fazer um trabalho de marketing junto aos clientes”, explica. Entre os anos de 2008 e 2010, a empresa já esteve presente na Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A executiva não revela o faturamento da empresa, mas diz que, das 220 toneladas diárias de frango, 10% da produção vai para as exportações e, deste total, 2% para o mercado árabe. “A tendência é que as exportações cheguem a 15% até o final do ano, e que o Oriente Médio represente 5% [das vendas externas]”, afirma.
Atualmente, o maior mercado da empresa é o Japão. Curiosamente, as exportações para o país asiático também são todas de produtos halal. Pollyana explica que a crescente quantidade de muçulmanos no país asiático fez com que o cliente local pedisse a certificação para os produtos exportados. Entre os cortes de frango que possuem o selo halal estão o peito, ponta e meio da asa, coxa desossada e o tradicional shawarma, que aqui no Brasil é conhecido como “churrasco grego”.
A Pioneiro Alimentos tem sua sede na cidade de Joaquim Távora, no Paraná. A empresa tem quatro unidades industriais e emprega 900 funcionários diretos e 2,5 mil indiretos.